Com a palavra, a Defensoria

Imagem com um fundo verde claro com o texto: "Com a palavra, a Defensoria: Uma série de entrevistas com quem faz a DPE-PR acontecer" em um tom de verde mais escuro.

 

Neste mês de janeiro, a Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Defensoria Pública do Estado do Paraná lança o projeto "Com a palavra, a Defensoria", uma série de entrevistas com defensores e defensoras e servidores e servidoras que ajudam a construir a instituição. O objetivo da série é abordar temas de relevância para a valorização, consolidação e divulgação do trabalho da Defensoria Pública do Estado do Paraná e, por consequência, da Defensoria Pública como um todo. Em linguagem simples, as entrevistas buscam dar visibilidade ao trabalho de uma instituição que ainda é pouco conhecida da população, mas que, quando passa a fazer parte da rotina dos brasileiros e brasileiras, é vista como a instituição mais admirada e mais bem avaliada pelo público. 

O projeto, que é integralmente produzido pela equipe da ASCOM da DPE-PR, busca concretizar, por meio da comunicação, uma das atribuições da Defensoria Pública: a educação em direitos, uma vez que busca tornar a instituição mais conhecida perante a população, movimentos sociais, outros órgãos do sistema de justiça e dos demais poderes, imprensa, academia e qualquer pessoa que queira saber mais sobre a rotina, os projetos e os desafios de uma das Defensorias mais jovens e mais promissoras do país. Por meio da informação, o que se pretende é comunicar direitos, aprimorar o controle social e promover o acesso à justiça de forma integral e sem barreiras.

Para abrir a série de entrevistas, o primeiro convidado é o Defensor Público-Geral do Paraná, André Ribeiro Giamberardino, que comenta temas como a posse de 40 novos(as) defensores(as) públicos(as) no início de 2023, o aprimoramento de novas tecnologias de atendimento, os projetos para uniformizar e otimizar os serviços e também sobre a complexidade da Defensoria, que está de portas abertas para as mais variadas pessoas, grupos sociais e demandas.

O projeto "Com a palavra, a Defensoria" é um projeto idealizado e realizado pela coordenadora de Comunicação Vanessa Fogaça Prateano, pelo jornalista Diego Ribeiro, pelas jornalistas Rosane Mioto dos Santos e Thais Camargo e pela designer Sarah Lima


Você pode conferir logo abaixo todas as entrevistas conforme forem sendo publicadas.

 

André Ribeiro Giamberardino | Defensor Público-Geral do Paraná

Olenka Lins e Silva Martins | 1.ª Subdefensora Pública-Geral do Paraná

Ana Paula Costa Gamero Salem | Defensora pública na sede de Ponta Grossa

Dieikson Braian Ribeiro | Assessor jurídico na sede de Francisco Beltrão 

Josiane Fruet Bettini Lupion | Subcorregedora e primeira Defensora Pública-Geral da história do Paraná 

Taísa da Motta Oliveira | Assistente Social na sede de Curitiba

Wisley Rodrigo dos Santos | Defensor público no Tribunal do Júri de Curitiba 

Luã Carlos Valle Dantas | Psicólogo na sede de Cornélio Procópio

Flávia Bandeira Cordeiro Portela | Responsável pelos projetos de inclusão e acessibilidade da DPE-PR

Patrícia Rodrigues Mendes | Defensora pública coordenadora do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar (CEAM)

José Nildo Lins dos Santos | Assessor jurídico na sede de Maringá

Aline Valério Bastos | Defensora pública em Cambé e coordenadora da Assessoria Especial para Assuntos do Interior

Karollyne Nascimento | Ouvidora-geral da DPE-PR

Naíra Frutos González | Psicóloga na sede de Foz do Iguaçu