Quem somos

Ouvidora-Geral: Karollyne Nascimento (2021-2023)

Ativista de Direitos Humanos, Karollyne Nascimento integrou o Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPED) representando o Transgrupo Marcela Prado, e possui uma importante atuação na defesa dos mais vulneráveis. Também é conselheira Municipal de Saúde, conselheira Municipal dos Direitos da Mulher, membra consultiva da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero e da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil, membra do Comitê LGBTI da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), membra do GT LGBTQI da Secretaria da Segurança Pública (SESP) e membra da Marcha Mundial das Mulheres, além de atuar também no grupo Desencarcerar PR e na Pastoral Carcerária.

 

Equipe da Ouvidoria

Karollyne Nascimento - Ouvidora-Geral 

Camila Cristina Costa - Estagiária de Pós-Graduação em Secretariado

Guilherme Alves Mateus - Estagiário de Ensino Médio

Julia Nicole Gonçalves - Estagiária de Ensino Médio

Gabriel da Silva Correa - Estagiário de Administração

 

Galeria de Ouvidores e Ouvidoras

 

       Thiago de Azevedo Pinheiro Hoshino (2019-2021)

Graduado, mestre e doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou como assessor jurídico popular (2010-2012) e como integrante do CAOP de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo do MPPR (2013-2019). É professor de pós-graduação e pesquisador do Núcleo de Democracia e Constitucionalismo do Centro de Estudos da Constituição (PPGD/UFPR) e do INCT Observatório das Metrópoles. Ainda, é conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico e membro do comitê editorial da Revista Anthropocenes (University of Westminster). 

 

Gerson da Silva (2015-2019)

Advogado formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialista em direito do Estado e em gestão de políticas públicas. Desempenhou diversas funções em órgãos governamentais e da sociedade civil organizada. Atuou como coordenador executivo do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon). Na mesma cidade, foi Secretário Municipal do Meio Ambiente e presidente da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Londrina. 

 

Maria Lourdes “Santa” de Souza (2013-2015)

Graduada em Pedagogia e estudante de Direito na Faculdades do Brasil – Unibrasil. Iniciou a militância em defesa do povo negro em 1995, sendo Diretora da Associação Cultural de Negritude e Ação popular dos Agentes de Pastoral Negro em 1996. Foi coordenadora do Fórum Paranaense de Direitos Humanos do Paraná; fundadora e conselheira do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná e do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunha de Pessoas Ameaçadas; assessora política da Câmara dos Deputados Federal. Membra consultora da Comissão de Vítimas e Crimes da OAB/ PR. Recebeu da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (ACNAP) o Troféu “Mulher Negra Guerreira” em 2010. Membra e consultora de Políticas Públicas da Comissão de Enfrentamento a Violência de Gênero da OAB/PR.