Quais documentos eu devo apresentar para ser atendido(a) na Defensoria Pública?

Documentos necessários para o atendimento

 

ATENDIMENTO INICIAL (TRIAGEM / PRIMEIRO ATENDIMENTO)

  Documento de Identificação (RG e CPF)

  Comprovante de residência (talão de água, luz ou telefone com CEP atualizado, preferencialmente no nome do(a) usuário(a) da Defensoria)

  Carnê de IPTU, caso possua casa própria (com descrição do valor venal, que é a avaliação feita pela prefeitura sobre quanto vale determinado imóvel)

  Extrato de conta bancária

  Dados pessoais da parte contrária: nome completo, telefone, endereço, dados do trabalho etc.

  Dados e documentos referentes ao processo que pretende iniciar

  Comprovante de renda atual de TODOS os membros da família que vivem sob o mesmo teto (contracheque, holerite, comprovante de aposentadoria, pensão, benefícios, declaração de imposto de renda)

  • Caso algum(a) integrante seja autônomo(a), trazer declaração com valor do rendimento mensal e cópia da Carteira de Trabalho ou Declaração de Imposto de Renda, caso possua pequena empresa
  • Caso algum(a) integrante não possua renda, a Defensoria Pública disponibilizará uma declaração para preenchimento

 

AGENDAR ATENDIMENTO
 

Para os casos de:
RECEBIMENTO DE INTIMAÇÃO: Comparecer o mais rápido possível


ASSUNTOS REFERENTES AO INSS E/OU À CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: Procurar a Defensoria Pública da União

  • Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, nº 1811, Centro - Curitiba/PR 
  • Telefone: (41) 3234-9600
  • Plantão: (41) 99680-0145
  • E-mail: dpu.pr@dpu.def.br

Documentos necessários para atendimento na Defensoria Pública da União: 
DOCUMENTOS PARA ATENDIMENTOS EM MATÉRIA PREVIDENCIÁRIA / ASSISTENCIAL

A relação de documentos que consta acima foi repassada pela Defensoria Pública da União. A Defensoria Pública do Estado do Paraná não se responsabiliza pelo seu conteúdo.


ATENDIMENTO POSTERIOR (AGENDADO)

 

- Divórcio consensual (relação de documentos)

- Divórcio litigioso (relação de documentos)

- Investigação de paternidade - pai falecido (relação de documentos)

- Pensão alimentícia: revisão do valor a pedido de quem recebe a pensão (relação de documentos)

- Pensão alimentícia: revisão do valor a pedido de quem paga a pensão (relação de documentos)

- Violência doméstica: ação de separação de corpos (relação de documentos)

- Ação de suprimento de autorização para casamento (relação de documentos)

- Casamento: alteração do regime de bens (relação de documentos)

- Pensão alimentícia: ação para suspender o pagamento da pensão (relação de documentos)

- Ação de inventário (relação de documentos)

- Ação de reconhecimento de união estável com dissolução (relação de documentos)

Ação de reconhecimento de união estável com dissolução: companheiro falecido (relação de documentos)

- Regulamentação de visitas aos filhos (relação de documentos)

Pensão alimentícia - para cobrar valores não pagos pelo(a) ex-companheiro(a) (relação de documentos)

- Pensão alimentícia (relação de documentos)

- Pensão alimentícia - ação para oferecer pensão aos filhos (relação de documentos)

Ação de busca e apreensão (relação de documentos)

Ação de arrolamento de bens - pessoa falecida (relação de documentos)

- Alvará para levantamento de valores de pequena monta de pessoa falecida (relação de documentos)

- Violência doméstica: ação de afastamento do companheiro com reconhecimento e dissolução de união estável (relação de documentos)