NUFURB participa de encontro sobre famílias atingidas pela Barragem Hidrelétrica Baixo Iguaçu 20/02/2020 - 16:10

O encontro foi no Instituto Água e Terra (IAT) e contou com vários representantes do Estado e das famílias atingidas.

 

Na última quarta-feira (19), a defensora pública e coordenadora do Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas (NUFURB), dra. Olenka Lins, participou de uma reunião sobre a situação das famílias que foram atingidas pela barragem hidrelétrica do Baixo Iguaçu no ano de 2013. O encontro foi no Instituto Água e Terra (IAT), com o diretor-presidente Everton Luiz da Costa Souza.

Das quase 300 famílias atingidas, 44 ainda não foram indenizadas pelo consórcio formado pelo Grupo Neoenergia e Copel. “Muitas situações se enquadram na indenização com base no termo de acordo e no PBA (Plano Básico Ambiental)”, explica a defensora pública, dra. Olenka, com base em uma análise jurídica.

O diretor-presidente do IAT garantiu que até a metade do mês de março o consórcio será notificado sobre o não-cumprimento do PBA e os demais termos contratuais para a concessão da licença ambiental.  “Vamos ser mais incisivos a respeito do cumprimento das condicionantes”, disse Everton.

As famílias atingidas são de Capitão Leônidas Marques, Capanema, Realeza, Nova Prata do Iguaçu e Planalto.

Participaram da reunião, o deputado Artagão Júnior; o prefeito de Capitão Leônidas Marques, Cláudio Quadri; o assessor jurídico, Junior Prause; os vereadores Valcir Lucietto e Maxwell Scapini e o procurador de Justiça e coordenador do centro operacional de proteção aos Direitos Humanos, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, além de representantes das famílias atingidas pelas obras da usina.

 

Retrospectiva do caso na DPE-PR

2016

2017

2018

2019

GALERIA DE IMAGENS