Defensoria realiza mutirão de atendimento aos atingidos pela Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu 06/12/2019 - 17:00

Durante os dias 04 e 05 (quarta e quinta-feira), a Defensoria Pública do Estado do Paraná realizou um mutirão de atendimento para os atingidos pela construção do reservatório da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu. A atividade aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Capitão Leônidas Marques e atendeu mais de 40 famílias.
Para a coordenadora do Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas (NUFURB), dra. Olenka Lins e Silva, o atendimento foi muito proveitoso. “O próximo passo é nos reunirmos para analisarmos as situações, para que a gente possa chegar em uma conclusão do que será melhor a fazer e de que forma”, disse.
Já para a defensora pública dra. Talita Devos Faleiros, o mutirão foi de grande importância para os atingidos por barragens da região. “A Defensoria Pública, após os inúmeros atendimentos que ocorreram nos dois dias, passa a analisar a documentação dos atingidos que ainda não tiveram seus direitos garantidos a fim de buscar soluções judiciais ou extrajudiciais para ajudar dos moradores da região”.
As principais demandas atendidas foram indenizações pelas terras atingidas e reassentamento, pois alegam que o consórcio responsável pela usina não cumpriu com o que foi acordado.
Além da coordenadora do NUFURB, participaram do mutirão as defensoras públicas dra. Talita Devos Faleiros; dra. Camila Raite Barazal Teixeira; dra. Danielle Pereira dos Santos e dra. Thereza Rayana de Souza Klauck.