NUDIJ segue rotina de inspeção das unidades de internação de adolescentes no interior 14/02/2020 - 14:50

O objetivo foi inspecionar todos os CENSE’s do Estado

 

Campo Mourão

Na última quinta-feira (13), o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) esteve no Centro de Socioeducação de Campo Mourão para realizar inspeções. A atividade faz parte do planejamento do Núcleo, que inclui fiscalizar todos os Centros de Socioeducação de internação definitiva do Paraná.

Além de conhecer e verificar as instalações físicas do CENSE, o defensor público coordenador do NUDIJ, dr. Bruno Müller Silva; a defensora pública da cidade, dra. Luana Neves Alves; a psicóloga que assessora o Núcleo, Lethicia Gaidarji; a psicóloga, Tânia Cristina Cordeiro Aldivino; e a assistente social, Raquel Rodrigues Alegre Pagliarini, ambas de Campo Mourão, conheceram os serviços existentes e entrevistaram alguns adolescentes internados e profissionais que atuam na unidade. 

Para o dr. Bruno Müller Silva, a rotina de inspeções é muito importante. “Além de conhecer e averiguar as estruturas físicas e de pessoal, podemos entender as condições em que os jovens estão internados", diz o coordenador do NUDIJ. Atualmente, o Centro de Socioeducação de Campo Mourão conta com 19 adolescentes internados, sendo 15 internações definitivas e 4 provisórias. 

 

Paranavaí

Nesta sexta-feira (14), o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) esteve no Centro de Socioeducação de Paranavaí para realizar inspeções. Participaram da visita o defensor público coordenador do NUDIJ, dr. Bruno Müller Silva e a psicóloga que assessora o Núcleo, Lethicia Gaidarji. Na ocasião, foi feita uma reunião com a equipe técnica do Centro de Socioeducação de internação definitiva, que abrange as psicólogas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, pedagogos que atuam no Centro, além da direção. 

 

A rotina de inspeções
O Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado do Paraná iniciou em maio de 2019, rotinas de inspeções das unidades de internação de adolescentes no interior do Estado. Após a rotina das inspeções, que inclui conversas reservadas com adolescentes por amostragem e preenchimento de relatórios, será feito um diagnóstico quantitativo e qualitativo de cada unidade, de forma a encaminhar sugestões de métodos e procedimentos ao órgão competente.

O Núcleo inspecionou as unidades de Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Pato Branco, Maringá, Umuarama, Londrina, Santo Antônio da Platina, Cascavel, Toledo, Ponta Grossa, Campo Mourão e Paranavaí.

GALERIA DE IMAGENS