NUDIJ segue rotina de inspeção das unidades de internação de adolescentes no interior 31/07/2019 - 10:15

Além de inspecionar o CENSE de Pronta Grossa, o Núcleo se reuniu com a rede de proteção da cidade

Na manhã da última terça-feira (23), o Núcleo da Infância e Juventude promoveu uma reunião com atores da rede de proteção do município de Ponta Grossa para debater estratégias de fortalecimento dos serviços de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência. O encontro aconteceu na sede da DPE-PR na cidade e serviu para estreitar os laços interinstitucionais e diagnosticar as dificuldades enfrentadas pela rede.

Participaram do encontro o defensor público auxiliar do Núcleo, dr. Fernando Redede Rodrigues, a defensora pública na cidade, dra. Ana Paula Costa Gamero Salem, juntamente com a equipe técnica da DPE em Ponta Grossa e membras e membros do Centro de Referência de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Conselho Tutelar, Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes e do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.

No período da tarde, acompanhada do defensor público dr. Ricardo Milbrath Padoim, a equipe do NUDIJ seguiu seu cronograma de inspeção de todas as unidades paranaenses de cumprimento de medida socioeducativa de internação. Na unidade do Centro de Socioeducação de Ponta Grossa, a equipe conheceu as instalações físicas e serviços existentes, além de entrevistar alguns dos adolescentes.

A rotina de inspeções
O Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado do Paraná iniciou, na primeira quinzena de maio, rotinas de inspeções das unidades de internação de adolescentes no interior do Estado. Após a rotina das inspeções, que inclui conversas reservadas com adolescentes por amostragem e preenchimento de relatórios, será feito um diagnóstico quantitativo e qualitativo de cada unidade, de forma a encaminhar sugestões de métodos e procedimentos ao órgão competente.

Até o momento, o Núcleo inspecionou as unidades de MaringáUmuarama, Londrina, Santo Antônio da Platina, Cascavel, Toledo e Ponta Grossa.

GALERIA DE IMAGENS