Coordenadora do NUDEM participa de audiência pública sobre violência obstétrica e direitos das gestantes 07/08/2019 - 16:14

O evento aconteceu no Plenarinho da ALEP e contou com a presença da defensora pública, dra. Eliana Lopes

Na manhã desta quarta-feira (07), a coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, dra. Eliana Tavares Paes Lopes, participou da audiência pública “Violência Obstétrica e Direitos da Gestante”. A audiência, proposta pelo mandato do deputado estadual Goura, lotou o Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Com o objetivo de discutir ações para levar conhecimento a população e buscar soluções para evitar qualquer tipo de violência durante a gestação ou parto, o evento trouxe especialista das áreas do direito, da saúde e representantes de movimentos sociais voltados a causa. Em sua fala, a coordenadora do NUDEM comentou sobre a atuação da Defensoria em casos de violência e enfatizou a importância de realizar denúncia e buscar atendimento jurídico.

Além de marcar os 13 anos da Lei Maria da Penha, o dia 07 de agosto faz parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece sempre nos primeiros dias do mês.

Violência obstétrica
A violência obstétrica pode se caracterizar pela negligência médica, agressão física, verbal ou psicológica e, apesar de escassos, os dados são alarmantes. No Brasil, por exemplo, segundo dados da Fundação Perceu Ábramo, uma em cada quatro mulheres já sofreu esse tipo de agressão.

#EmDefesaDelas
Durante o mês de maio deste ano, o NUDEM promoveu o evento “Violência Obstétrica, Direitos Sexuais e Reprodutivos”, em uma ação da campanha #EmDefesaDelas, promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP).

GALERIA DE IMAGENS