#EmDefesaDelas: NUDEM promove ações para a campanha nacional 28/05/2019 - 11:00

Os eventos aconteceram nos períodos da manhã e tarde, com o objetivo de conscientizar mulheres sobre seus direitos

Na última sexta-feira (24), o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado do Paraná, em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Paraná (ADEPAR), realizou o evento “Violência Obstétrica, Direitos Sexuais e Reprodutivos”, no auditório Mario Lobo, do Palácio das Araucárias, em Curitiba. A ação teve o intuito de conscientizar as mulheres de seus direitos e, principalmente, informar sobre casos mais comuns de violência.

Na parte da manhã, a socióloga Ligia Aparecida Corrêa Cardieri ministrou a palestra “Direitos sexuais e reprodutivos, a norma e a vida das mulheres”, abordando a historicidade do feminismo, bem como avanços e pontos evoluir. Em seguida, a palestra “Direitos sexuais e reprodutivos – aspectos jurídicos”, ministrada pela professora adjunta da Faculdade de Direito da UFPR, Taysa Schiocchet, tratou o tema focando nos termos da Lei brasileira.  

Para a dra. Patrícia Mendes, defensora pública auxiliar do NUDEM, o evento foi bastante produtivo, pois o Núcleo abriu as portas para que “as mulheres que já sofreram ou que já tenham ouvido relatos de mulheres que sofreram algum tipo de violência obstétrica, procurem o NUDEM para que possamos tomar medidas cabíveis e para que novas violências não ocorram”, conta.

Durante a tarde, a exposição “Mulheres Atingidas: da lama à luta” foi estreada na Sede Central de Atendimento da Defensoria Pública do Estado do Paraná. Composta por 24 imagens captadas pelos fotógrafos Gabriel Lordello, Isis Medeiros e outros profissionais colaboradores, a mostra expõe o drama de mulheres atingidas pelos rompimentos das barragens de Brumadinho e Mariana, que causaram impacto socioambiental em comunidades de Minas Gerais e Espirito Santo.

Sendo um projeto da Defensoria Pública do Estado do Espirito Santo, a exibição tem como intuito divulgar o trabalho feito pela instituição e tirar essas mulheres da invisibilidade. Para a defensora pública do Espirito Santo e curadora da exposição, dra. Mariana Sobral, a iniciativa é “uma maneira de se pensar em outras formas de atuação da defensoria pública e, até mesmo, do registro de trabalhos que são feitos”. A exposição ficará disponível para visitação até dia 31 de maio, na Sede Central da Defensoria Pública (Rua José Bonifácio, 66 - Centro - Curitiba/ PR), durante o horário de atendimento.

Os eventos fazem parte da campanha #EmDefesaDelas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres, que foi lançada no início do mês, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP). O objetivo da campanha é realizar, durante todo o ano, atividades que ressaltam os papeis das Defensorias Públicas estaduais na efetivação dos direitos das mulheres.

Participaram da mesa de abertura da campanha no Paraná o defensor público-geral, doutor Eduardo Abraão, a defensora pública auxiliar do NUDEM, dra. Patrícia Mendes, o defensor público, dr. Tiago Bertão, representando a ADEPAR, o Goura, deputado estadual, a co-coordenadora do Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos das Mulheres (CLADEM), dra. Sandra Lia, e a defensora pública do Espirito Santo, dra. Mariana Sobral.

GALERIA DE IMAGENS