Terceiro módulo do projeto “PROCURAME” trata do tema “A Lei Maria da Penha e a violência doméstica e familiar contra a mulher” 23/04/2021 - 11:53

O penúltimo dia do programa de capacitação das vereadoras do Paraná abordou questões sobre como se deve orientar uma mulher que está sofrendo violência doméstica e familiar.
Aconteceu nesta sexta-feira (23/4) o terceiro módulo do curso “O atendimento, acolhimento e encaminhamento da mulher em situação de violência”, do projeto “PROCURAME”, Programa de Capacitação e Fortalecimento das Procuradorias Municipais da Mulher. O tema desta vez foi “A Lei Maria da Penha e a violência doméstica e familiar contra a mulher”.
A participação no curso é exclusiva para vereadoras paranaenses e o evento acontece online, durante quatro manhãs do mês de abril. O módulo de hoje foi o terceiro e o último acontecerá no dia 30 deste mês.
A palestra tratou dos aspectos materiais e processuais da Lei Maria da Penha e de como se deve orientar uma mulher que está sofrendo violência doméstica e familiar. Também, foram esclarecidos quais são os serviços que a mulher pode procurar e que são importantes ter na cidade para aprimorar o acolhimento à vítima.
No encontro de hoje, realizado às 9h30, a palestrante foi a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) da DPE-PR, Lívia Brodbeck.
Segundo ela, o tema do evento foi fundamental para difundir um problema que é muito recorrente em todo o país. “É um tema importantíssimo pois a grande maioria das demandas de mulheres principalmente demandas urgentes de encaminhamento, de orientação são de violência doméstica, pois infelizmente elas são comuns dentro do Paraná e no Brasil como um todo”.
Sobre o projeto
O “PROCURAME” foi idealizado pela Defensoria Pública do estado do Paraná (DPE-PR), com o intuito de orientar as parlamentares sobre a instalação de Procuradorias da Mulher e seu papel nos municípios, ampliando assim a rede local de atendimento à mulher, além de incentivar o combate à violência e estimular maior participação das mulheres na vida política e nos centros de tomada de decisões.
Na primeira aula do curso, que ocorreu no dia 09/04, o tema abordado foi “O que é violência de gênero?”, ministrada pela defensora pública e coordenadora do NUDEM da DPE-PR, Lívia Salomão Brodbeck e pela defensora pública e coordenadora do Núcleo Itinerante de Questões Fundiárias e Urbanísticas (NUFURB), Olenka Lins e Silva.
Na segunda aula, no dia 16/04, o evento contou com a presença da diretora do Departamento de Políticas de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Grace Justa, da psicóloga da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), Marcela Ortolan, e pela assistente social da instituição, Taísa Oliveira e tratou do assunto “A rede de proteção à mulher vítima de violência”.