Solenidade virtual marca aliança entre DPE-PR, MMFDH e Procuradoria da Mulher da ALEP 09/04/2021 - 13:50

Ministra Damares Alves pede que iniciativa seja levada a outros estados brasileiros.

Nesta sexta-feira (09), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) firmou parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) e com a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), para iniciar projeto piloto que vai orientar e incentivar vereadoras paranaenses a assumirem o cargo de procuradoras municipais.

Na solenidade virtual, o defensor público- geral do estado do Paraná (DPG), Eduardo Abraão, destacou que essa parceria é um avanço para a rede de proteção da mulher, onde a capacitação auxiliará na criação de um sistema mais eficiente e acolhedor. "O programa também  auxilia no avanço da representatividade política feminina, uma vez que fomenta a criação de novas Procuradorias da Mulher em todo Paraná e  também em todo Brasil, já que o programa é feito com essa grande e importante parceria do MMFDH", completa o DPG.

Batizado de "Programa de Capacitação e Fortalecimento de Procuradorias da Mulher - PROCURAME", o projeto oferece um curso gratuito para vereadoras paranaenses, mostrando a importância do cargo de procuradora no combate a violência contra a mulher. Para a deputada estadual e procuradora da mulher da Alep, Cristina Silvestri, o sucesso desta iniciativa é a sororidade. " Nós queremos que as vereadoras sintam-se seguras para atuarem como procuradoras e então formaremos uma aliança de compromisso contra a violência. Temos que criar uma grande força feminina na tomada de decisões em todos os municípios", explica a procuradora.

A iniciativa, que é pioneira no país, é uma ação no escopo do projeto "Mais mulheres no poder", instituído pelo MMFDH. Em participação no evento, a ministra Damares Alves classificou o ato como "ousado e corajoso, mas certeiro". Segundo ela, o projeto da DPE-PR concretiza no papel um sonho que resultará na colheita de muitas parcerias. "Hoje é dia de festa, de iniciativa concreta, onde conseguiremos proteger a mulher agora, garantindo a proteção do futuro".
Para Damares, a instalação de procuradorias da mulher oferece à vítima de violência doméstica um conforto maior na hora da denúncia. "Muitas mulheres sentem-se mais a vontade com a vereadora do que na delegacia, especialmente em cidades onde não temos locais especializados para o atendimento", complementa.

O evento online também teve a participação da deputada federal Leandre Dal Ponte, que é uma das apoiadoras do projeto e já foi procuradora da Câmara dos deputados. Para a parlamentar, é um orgulho ter o Paraná como pioneiro em um projeto que trabalha pelos direitos das mulheres. "Agora é um momento estratégico porque os vereadores assumem os mandatos, então é uma oportunidade de conquistarmos mais municípios nesta luta pelo melhor atendimento e acolhimento das mulheres, por meio da instalação de procuradorias municipais".

O curso

Mais de cem vereadoras fizeram a inscrição para o primeiro curso ofertado pelo "PROCURAME". A aula inicial ocorreu logo após a solenidade de lançamento, com o tema " O que é violência de gênero?", ministrada pela defensora pública e coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) da DPE-PR e pela defensora pública e coordenadora do Núcleo Itinerante de Questões Fundiárias e Urbanísticas (NUFURB), Olinda Lins e Silva.

As próximas aulas ocorrem nos dias 16, 23 e 30. 

GALERIA DE IMAGENS