Solenidade marca posse do novo ouvidor-geral externo da Defensoria Pública do Paraná 22/08/2019 - 16:42

Nesta quinta-feira (22), o defensor público-geral do Estado, Eduardo Abraão, empossou o novo ouvidor-geral externo da instituição. Em solenidade realizada na Sede Central da Defensoria, Thiago Hoshino assumiu o cargo que é responsável pela comunicação entre o cidadão e a instituição.
“A ouvidoria externa é muito importante para fazer com que a Defensoria Pública melhore o atendimento ao público, fortalecendo também a presença da sociedade na instituição, que pode participar ativamente de todo processo de expansão da Defensoria”, destaca o defensor público-geral, Eduardo Abraão.
Para o novo ouvidor-geral, todo o trabalho será realizado sempre baseado na conversa entre as partes. “Tenho uma única metodologia que é o diálogo. Acredito nisso e penso que tanto a parte interna da instituição, quanto as representações que estão fora dela, precisam se aproximar”, reforça Thiago.
Também participaram do evento, o procurador de justiça, Olympio de Sá Sotto Maior; o assessor da Governadoria, Marcos Aurélio Souza Pereira; o ex ouvidor-geral externo, Gerson da Silva; o defensor público, Tiago Bertão , representando a ADEPAR; Louis Servilla, presidente da ASSEDEPAR; membros do Ministério Público do Paraná; defensoras e defensores públicos; servidores da Defensoria e representantes de Movimentos Sociais.
Novo ouvidor-geral externo
Thiago Hoshino foi eleito na sexta-feira (16), durante a 12ª reunião ordinária do Conselho Superior. Ele permanece no cargo até 2021, quando ocorrerá uma nova eleição.
Nascido em São Paulo (SP), ele é graduado, mestrado e doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Iniciou seus trabalhos como assessor jurídico da Terra de Direitos, no eixo “Terra, Território e Justiça Espacial”. Até 2019, foi professor de sociologia e antropologia na Universidade Positivo e, desde 2013, atua como assessor jurídico no Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo.
Além do ouvidor eleito, concorreram ao cargo a historiadora Heliana Hemetério e o advogado Fernando Prioste.