Sistema informatizado vai aumentar eficiência nos serviços prestados à população 08/11/2016 - 16:20

A Defensoria Pública do Paraná vai passar a contar em breve com um software de gestão administrativa e controle de atendimentos, o que possibilitará dar mais agilidade e eficiência aos serviços prestados pela instituição. Para isso, um termo de cooperação técnica entre a Defensoria Pública do Paraná e a Defensoria Pública do Alagoas foi assinado nesta segunda-feira (7) pelo defensor público-geral do Paraná, Dr. Sérgio Parigot de Souza, e pelo DPG de Alagoas, Dr. Ricardo Antunes Melro.
O referido termo de cooperação tem por objetivo ceder à Defensoria paranaense a licença do Sistema Gerencial Audora, adquirida pela Defensoria alagoana no ano de 2015, garantindo a modernização e a maior eficiência dos serviços da DPPR da forma menos onerosa possível.
“O termo de cooperação tem como objeto estabelecer as bases para a conjugação de esforços visando a implantação, na Defensoria Pública do Paraná, do plano de modernização da Defensoria Pública de Alagoas, especificamente ações de transferência de conhecimento e experiência adquirida na execução do plano, os documentos produzidos durante o projeto, a cessão de licença do sistema de gestão de processos eletrônicos e a disponibilização de servidores para capacitação e assistência técnica”, explica Parigot de Souza.
Completo
“De todos os sistemas que conheci, esse sem dúvida é o mais moderno e completo, pois foi desenvolvido exclusivamente para a Defensoria Pública”, avalia o Defensor Público e Coordenador de Planejamento da DPPR, Matheus Munhoz, que também esteve presente na assinatura do termo. Durante o período de um ano, ele e os servidores Mathias Loch e Alvaro Mateus Santana realizaram visitas técnicas para conhecer os softwares adotados por diversas Defensorias Públicas do país, como as de São Paulo, Rondônia, Maranhão e Alagoas, além de outros sistemas existentes no mercado.
A expectativa é de que a implantação do sistema gerencial comece no início do ano que vem e que em aproximadamente 6 meses ele esteja em funcionamento em todo o Paraná.
Para o Defensor Público-Geral do Paraná, Sérgio Parigot de Souza, a parceria demonstra a unidade das Defensorias Públicas do país, que buscam a modernização e a eficiência das suas atividades. “E é um gesto de nobreza da Defensoria Pública de Alagoas, de compartilhar conosco, sem ônus, um sistema de gerenciamento tão moderno”, conclui.
A reunião contou ainda com a presença do subdefensor público-geral de Alagoas, Carlos Eduardo de Paula Monteiro, a chefe de gabinete da Defensoria Pública de Alagoas, Hoana Thomaz, e representantes da empresa responsável pela criação do sistema de gestão de processos.