Seminário sobre políticas em defesa da mulher marca o Dia Internacional para a eliminação da violência contra a mulher
25/11/2019 - 17:39

Nesta segunda-feira (25), o defensor público-geral, dr. Eduardo Abraão e a defensora pública e coordenadora do Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas (NUFURB), dra. Olenka Lins e Silva, participaram do “Seminário de Políticas em Defesa da Mulher”, em alusão ao Dia Internacional para a eliminação da violência contra a mulher. O evento visou sensibilizar a sociedade e os agentes públicos sobre o tema. Foi proposto pela Procuradoria da Mulher da Assembleia, e realizado na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) durante toda a manhã.
Durante o seminário, foram realizadas palestras com temas ligados a discussão. O defensor público-geral discorreu sobre a atuação da Defensoria Pública do Estado do Paraná no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. “Quanto mais a gente tiver um envolvimento em debates entre as instituições procurando encontrar saídas para fortalecer o atendimento à mulher, é importante que o Estado se previna, converse e busque essas medidas de proteção para elas”, afirmou o defensor público-geral.
Palestraram também durante a manhã, a vice-procuradora da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, Cristiane Maria Sbalquiero Lopes, a respeito da violência no ambiente de trabalho; a juíza presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho, Camila Caldas, que dissertou sobre as perspectivas sobre violência contra a mulher e as relações de trabalho; a procuradora da justiça, Sâmia Saad Galotti Bonavides, sobre igualdade de gênero; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e coordenadora da Coordenadoria da Mulher do TJPR (CEVID), Lenice Bodstein, ministrando sobre o papel da mulher na política; e a defensora pública dra. Olenka Lins e Silva, falando sobre a importância da educação em direitos, do racismo e da participação da mulher na política.
Além da deputada estadual e procuradora especial da procuradoria da mulher, Cristina Silvestri, estavam presentes as deputadas Mabel Campos e Luciana Rafagnin.
Na ocasião, foram entregues livretos com trechos do livro “Vire a página”, um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba que compartilha 19 relatos de mulheres que sofreram algum tipo de violência, e hoje contam suas histórias de superação. Para acessar o livro completo, acesse aqui.
Dia Internacional para a eliminação da violência contra a mulher
O Dia Internacional para a eliminação da violência contra a mulher é uma homenagem as irmãs Mirabal: Minerva, Patria e Maria Teresa, assassinadas pela polícia secreta dominicana no dia 25 de novembro de 1960.
Desde 1981, a data de suas mortes se tornou, em toda a América Latina, um dia para marcar a luta das mulheres contra a violência. Em 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) transformou o dia em uma data comemorativa internacional.
Como a Defensoria Pública Do Estado do Paraná atua em casos de violência doméstica
A Defensoria Pública do Estado do Paraná, por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), atua na objetiva consolidar e garantir o acesso a todos os direitos das mulheres, operando judicialmente e extrajudicialmente. O Núcleo atua junto aos demais órgãos de proteção, trabalhando para que os direitos da mulher sejam devidamente cumpridos.
A sede da DPE-PR em Cianorte realiza o projeto “Recomeçar”, voltado para mulheres vítimas de violência doméstica, procurando estabelecer iniciativas que busquem o bem-estar dessas mulheres.