Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa é lançada no Paraná 10/03/2015 - 12:50

O Tribunal de Justiça do Paraná lançou a Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, no estádio Couto Pereira no último domingo (08/03). Vestidos com camisetas da campanha, representantes do TJPR, Ministério Público, Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), exibiram uma faixa divulgando a semana, que acontece de 9 a 13 de março.

Lançada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em uma iniciativa da Vice-Presidente da instituição, ministra Carmen Lúcia, a campanha tem como objetivo promover a intensificação de júris, audiências e julgamentos de processos, em todas as comarcas, em casos de violência contra a mulher, além de outras ações voltadas à efetividade da Lei.

"Esta campanha visa divulgar a paz no lar. Nós queremos que todos os estados do Brasil realizem, nesta semana, audiências relacionadas ao crime de violência doméstica familiar e também júris em relação a esta matéria", explicou a desembargadora e coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado do Paraná (CEVID), Denise Krüger. "Nós queremos transmitir a ideia de que a paz no lar não cabe só ao poder executivo, legislativo e judiciário, mas, sim, a toda a sociedade", completou.

O presidente do TJPR, desembargador Paulo Vasconcelos, destacou a importância de lançar a semana em um estádio de futebol. "É nos estádios que um grande grupo de homens se encontra. Então, essa divulgação se torna mais fácil", disse. "Nós do Tribunal de Justiça estamos procurando dar todo o apoio e incentivo a essa programação pra que o homem se sinta na obrigação de dar respeito à mulher, dar mais segurança a ela, possibilitando uma harmonia no lar", destacou.

"O Paraná aparece no ranking mundial como o estado onde as mulheres mais morrem. Então essa campanha é super importante porque é um momento onde todas as mulheres poderão ter acesso à informação, ter acesso aos seus direitos", explicou a ouvidora geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná, Santa de Souza.

Ações da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa


"Aqui em Curitiba, além das audiências que nós estamos fazendo, em número bastante elevado, o que nós estamos fazendo em relação específica a esta semana é dar prioridade para as audiências e julgamentos dos casos de homicídio que estão acontecendo na cidade", explica a juíza de direito, Luciane Bortoleto.

"A semana integra uma série de iniciativas. Chama-se a atenção para a questão de trabalho, quando as mulheres nas mesmas condições e circunstâncias recebem menos que os homens, e a violência doméstica. Por ser o Dia Internacional da Mulher, este é um momento importante para a divulgação, mas nós procuramos chamar a atenção para estas questões durante o ano todo", disse Samia Saad, subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Paraná.

Fonte: Tribunal de Justiça do Paraná com Assessoria de Imprensa do Coritiba Foot Ball Club.

GALERIA DE IMAGENS