Sede da Defensoria em Cianorte realiza projetos de educação em direitos à população 15/10/2018 - 13:10

A Sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná em Cianorte promove projetos envolvendo a educação em direitos à população como forma de amparar as vítimas de violência e prevenir o crescimento de problemas ligados à justiça.

Tendo a maior demanda de trabalho concentrado na área de família, os projetos da Sede, em parceria com outros órgãos do Estado e da iniciativa privada, dão suporte ao atendimento da população mais necessitada da cidade. “Conseguimos ampliar o atendimento jurídico, passando a atender a área de família. Hoje é possível atender as principais demandas de mulheres assistidas como, divórcio, pensão, guarda e visitas.” Esclarece a defensora pública Pietra Carolina Previate, coordenadora da Sede em Cianorte.

Ela relata que, através de uma parceria multissetorial com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Estado, hoje o trabalho de conscientização e prevenção realizado com os autores de violência doméstica é possível. “Na Defensoria até tentamos no passado, trabalhar com estes homens, mas sem êxito, pois os mesmos não vinham até aqui. Hoje, a participação nesse programa, por decisão judicial, não é mais facultativa.” Explica Pietra. São 4 encontros, envolvendo a Defensoria Pública, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a Ação Social da Prefeitura, abordando a Lei Maria da Penha e reflexões que promovem o diálogo ao invés da violência.

Outra iniciativa da Sede, foi a criação de uma biblioteca para adultos e crianças disponibilizada tanto para os assistidos quanto para a população em geral, que podem ler no local ou levar emprestado os títulos disponíveis.

Além de compartilhar o espaço da Sede, a equipe da Defensoria visita escolas públicas fazendo palestras sobre educação em direitos e cidadania. Nestas palestras, direcionadas para alunos do 3º e 4º, é ensinado sobre os direitos assegurados pelo ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente, dos deveres como cidadãos e também instruções para identificar possíveis ameaças e/ou violações de direito.

Outro projeto em destaque na sede é o (RE)COMEÇAR, que completa 3 anos atendendo mulheres vítimas de violência doméstica. O grupo de apoio é formado pelas vítimas, pela equipe da DPPR em Cianorte e outras instituições públicas e privadas que dão apoio a este tema. Ao longo do ano, reuniões quinzenais trazem temas que ajudam na compreensão acerca do tema: violência contra a mulher, bem como a participação da rede pública de proteção e também de propostas de valorização e empoderamento das mulheres assistidas. Mensalmente é promovido também uma atividade em família, com o objetivo de fortalecer laços entre mães e filhos.

Na última segunda-feira (08), a assistente social da Defensoria, Grazielle Ganhão, acompanhou as mulheres e seus filhos numa sessão de cinema promovida pelo projeto. “É perceptível a mudança na autoestima destas mulheres. Nosso objetivo é que a violência em casa seja rompida e não os laços. Esta é uma oportunidade para ajudar a mulher se posicionar de forma diferente e se reconhecer como pessoa.”, avalia Grazielle.

Algumas mulheres chegaram como vítima e hoje, contribuem para incentivar as mulheres a darem um novo rumo às suas vidas. É o caso de Patrícia Souza, que frequenta o grupo há 2 anos e atualmente participa para ajudar outras mulheres a superarem traumas da violência. “Eu recomendo que as mulheres tenham mais atitude e coragem para não mais sofrer violência e humilhação. Procurem a Defensoria e outros órgãos que podem estender a mão a você.” Incentiva Patrícia.

Para saber mais sobre o atendimento da Sede Defensoria Pública do Estado do Paraná em Cianorte:

Endereço:
Avenida Maranhão, nº255 - Centro, CEP: 87.200-980
Telefone: (44) 3637-2469
 

Horário de atendimento ao público:
SEGUNDA a SEXTA-FEIRA, das 12h às 17h.
Atendimento nas áreas de Infância e Juventude e Família.

 

Serviço de Acompanhamento a Mulheres em Situação de Violência Doméstica
*As reuniões ocorrem às 19h30

 Cronograma 2018

  15, 29

  Março

  12, 26

  Abril

  10, 24

  Maio

  07, 21

  Junho

  05, 19

  Julho

  02, 16, 30

  Agosto

  13, 27

  Setembro

  11, 25

  Outubro

  08, 22

  Novembro

  06

  Dezembro

 

TEMÁTICA QUE SERÃO TRABALHADAS NOS ENCONTROS:

  • Acolhida das mulheres em situação de violência doméstica;
  • Raízes históricas da violência contra a mulher;
  • Afetos de mulheres em situação de violência doméstica;
  • Lei Maria da Penha: algumas considerações do ponto de vista jurídico;
  • Tipificação da violência doméstica contra a mulher;
  • Conhecendo a rede: Delegacia da Mulher, CREAS e Ouvidoria da Mulher;
  • Expressões da violência nos relacionamentos e no contexto familiar;
  • Direitos das mulheres;
  • Violência doméstica: as consequências emocionais, psicossociais e morais;
  • Oficina de empoderamento feminino;
  • Autoestima da mulher em situação de violência;
  • Oficina de fortalecimento de vínculos;
  • Organização financeira familiar I;
  • Organização financeira familiar II;
  • Família: algumas considerações do ponto de vista jurídico;
  • Representações tradicionais de gênero e preconceito e a influência da mídia;
  • O uso de substâncias psicoativas como potencializador da violência;
  • Direitos sociais: discutindo a seguridade social;
  • A vitimização e o processo de fortalecimento/empoderamento da mulher;
  • (Re)construção de vínculos afetivos;
  • Empodere-se: ser mulher para além das marcas da violência.

 

GALERIA DE IMAGENS