Sede da DPPR em Francisco Beltrão ministra palestras sobre boas práticas parentais 03/05/2019 - 10:40

Essa é a segunda edição do ciclo de oficinas, que é promovido anualmente pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar da Defensoria

Na segunda-feira (22), aconteceu o primeiro encontro do Ciclo de Oficinas de Boas Práticas Parentais. A parceria entre Defensoria Pública do Estado do Paraná, Casa Abrigo Anjo Gabriel, Centro de Referência de Assistência Social e o curso de psicologia da Universidade Paranaense busca otimizar a qualidade das relações familiares, orientando e treinando pais a desenvolverem habilidades de comunicação e interação com os filhos para, assim, reduzir os riscos sociais e fortalecer os laços.

O tema da palestra foi Vida Familiar e Aprendizagem de Comportamentos e, ao todo, serão oito encontros, que abordarão temáticas como Regras e Valores, Manejo de Comportamentos Desejados e Indesejados, Vínculo Afetivo e Envolvimento, Voltando no Tempo, Autoconhecimento e Modelo e Revisão e Encerramento do Programa.

As atividades, ministradas pelos acadêmicos do 3° e 5° períodos do curso de psicologia da Unipar, acontecem semanalmente na Casa Abrigo Anjo Gabriel e são destinadas a assistidos da DPPR e encaminhados da instituição de acolhimento do município, o SAIJ, e do juizado da vara de infância. O ciclo é baseado no Programa de Qualidade na Interação Familiar e, ao final, os participantes sairão certificados.

Na primeira edição, que aconteceu em julho de 2018, os profissionais envolvidos estiveram atentos a outras questões do ambiente e, segundo a psicóloga do CAM e uma das idealizadoras do ciclo, Delair Spezia Pandolfo, “isso gerou uma cadeia de eventos e surgiu a necessidade de atender não só os pais, mas também as crianças e adolescentes”. Pensando nisso, foram criados grupos de trabalhos destinados a essa faixa etária, de modo a aumentar o fator protetivo através do desenvolvimento de habilidades emocionais.

Participam do programa o também idealizador do ciclo, o psicólogo do CAM, João Paulo Howeler, a professora coordenadora do centro de psicologia aplicada da UNIPAR, dra. Thais Gutstein e técnicos da casa abrigo e do CRAS.

GALERIA DE IMAGENS