Sede da DPE-PR em Ponta Grossa realiza ações de prevenção ao suicídio 08/10/2020 - 18:00

A campanha, em parceria com a Cadeia Pública Hildebrando de Souza, é voltada ao Setembro Amarelo.

A sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em Ponta Grossa, em parceria com a Cadeia Pública Hildebrando de Souza, está realizando ações voltadas para a campanha do Setembro Amarelo, referente a prevenção ao suicídio. As ações são por meio de conversas entre a psicóloga da DPE-PR, Patrícia Regina Olbermann Duda, e os presos, com o tema “Comportamento suicida: como identificar, buscar ajuda e prevenir”.

O objetivo desses encontros, que são feitos por videoconferência, é levar o assunto para as pessoas presas que estão em condição de maior vulnerabilidade em relação a saúde mental. Por isso, o convite para participar da ação foi direcionado inicialmente àqueles presos com histórico de tentativas de suicídio, que tenham histórico de suicídio na família ou que se encontram em condição de sofrimento psíquico mais intenso, podendo ser estendido aos demais reclusos posteriormente. A participação no evento é voluntária. 

Como a Cadeia Pública dispõe de uma sala de conferência que comporta apenas cinco pessoas por vez, a fala será repetida para vários grupos de pessoas. Na última terça-feira (06), por exemplo, foi realizada a primeira ação, em que participaram cinco pessoas que se encontravam em restrição de convívio. 

A avaliação desse primeiro momento foi positiva, além de possibilitar a discussão e reflexão sobre um assunto tão relevante, também foi possível abrir um espaço para que aqueles que se tenham pensamentos suicidas pudessem falar. E como apenas uma fala não é suficiente para atender o problema adequadamente, foram apresentadas aos participantes duas possibilidades.

A primeira delas é que a direção da Cadeia Pública, nas pessoas de Mauricio Ferrarini dos Santos (Diretor) e Jean Carlos Fogaça (Vice-Diretor) se disponibilizou a oferecer um espaço sigiloso e acesso a um telefone, a qualquer dia e horário, para aqueles presos que se encontrem com ideações suicidas e tenham interesse em utilizar o serviço do Centro de Valorização da Vida (CVV- Disque 188). Trata-se de um canal de comunicação que, a nível nacional, oferece apoio emocional 24h por dia, de maneira voluntária e gratuita, com o objetivo de prevenir o suicídio. 

A segunda possibilidade é que as pessoas que estejam pensando em suicídio possam passar por atendimentos psicológicos de maneira online com a psicóloga Patrícia. “Não é nossa função realizar atendimentos psicológicos com presos das instituições carcerárias. Porém, considerando que a necessidade existe e que a entidade não conta com profissional da área para essa intervenção, acredita-se que seja uma alternativa emergencial efetiva. Caso identifique a necessidade de um encaminhamento para outros profissionais, haverá embasamento para o pedido. A ideia é fornecer todo o suporte possível para preservar a vida das pessoas”, disse a psicóloga.

GALERIA DE IMAGENS