RETROSPECTIVA 2016 - JANEIRO 05/12/2016 - 10:00

A Defensoria Pública do Paraná inicia, nesta segunda-feira (5), uma retrospectiva dos principais assuntos envolvendo a instituição que repercutiram na imprensa ao longo de 2016. De janeiro a dezembro, rádios, TVs, jornais e sites levaram ao conhecimento do público paranaense algumas das realizações da DPPR. Nos próximos dias, vamos relembrar, mês a mês, essas reportagens. Confira a seguir os temas que se destacaram na mídia em janeiro.
Veja os destaques dos outros meses.
O ano começou agitado no oeste do Paraná. Em Cascavel, cidade que enfrenta problemas recorrentes com a falta de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a notícia de que a Defensoria Pública distribuiria 60 senhas para atendimento nessa área causou grande procura pelo serviço. O problema das vagas em creche e a judicialização através do serviço da Defensoria, aliás, foi um tema recorrente em 2016.
Veja abaixo as principais matérias publicadas em janeiro sobre este assunto (clique nos títulos para acessar os conteúdos):
07/01/2016: Defensoria Pública vai distribuir 60 senhas (Jornal Hoje de Cascavel)
10/01/2016: Defensoria pública de Cascavel fará atendimento especial para conseguir vagas nos Cmeis (Paraná TV)
11/01/2016: Defensoria Pública aumenta atendimentos neste mês (Paraná TV 2ª edição)
12/01/2016: Cmeis: Pais recorrem à Defensoria Pública para conseguir vagas (O Paraná)
- No dia 22 de janeiro, o defensor público-geral do Estado, Sérgio Parigot de Souza, e o defensor público Caio Watkins foram os convidados de Ogier Buchi no programa “Direto ao Ponto”, da Rede Mercosul. A conversa girou em torno da atuação da Defensoria Pública em todo o Paraná e dos planos de expansão, mas também dos desafios do trabalho. Acompanhe a entrevista no link a seguir:
22/01/2016: Direto ao Ponto - Entrevista com Sérgio Parigot de Souza e Caio Watkins (Rede Mercosul/Record News PR)
- E o mês de janeiro terminou com polêmica. Após uma associação de comerciantes ter defendido publicamente a retirada forçada de pessoas em situação de rua das áreas públicas de Curitiba, a defensora Camille Vieira da Costa – então coordenadora do Grupo de Trabalho de Direitos Humanos da Defensoria – escreveu o artigo “Ver, sentir e pensar a realidade de quem vive nas ruas”, que foi publicado pelo jornal Gazeta do Povo em 29/01. Para ler o artigo, acesse o link abaixo:
29/01/2016: Ver, sentir e pensar a realidade de quem vive nas ruas (Gazeta do Povo)