RETROSPECTIVA 2016 - FEVEREIRO 06/12/2016 - 10:00

A Defensoria Pública do Paraná está fazendo uma retrospectiva dos principais assuntos envolvendo a instituição que repercutiram na imprensa ao longo de 2016. O mês de fevereiro começou com um debate na Rádio Banda B sobre a polêmica que tomou conta de Curitiba sobre a retirada forçada de pessoas em situação de rua das áreas públicas da cidade. A defensora pública Camille Vieira da Costa representou a DPPR no debate:
07/02/2016: Após polêmica, Banda B Rádio Debate discute as condições dos moradores de rua de Curitiba (Rádio Banda B)
- As dificuldades enfrentadas pelos pais que não conseguem vagas para os filhos nas creches municipais também é uma realidade na capital do estado. As ações movidas pela Defensoria Pública para tentar garantir esse direito dos cidadãos repercutiram na imprensa local no início de 2016.
11/02/2016: Defensoria moveu 663 processos contra a Prefeitura de Curitiba por falta de vagas em creches (Paraná Portal)
Defensoria entra com ações contra a Prefeitura para garantir vagas em creches de Curitiba (BandNews FM)
15/02/2016: Defensores Públicos cobram na justiça novas vagas em creches de Curitiba (Rede Mercosul/Record News PR)
- Já no finalzinho de fevereiro, um caso curioso chamou a atenção da mídia. A DPPR em São José dos Pinhais conseguiu na Justiça que uma criança de 3 anos tivesse os nomes de dois pais (o biológico e o afetivo) e de seis avós no registro de nascimento.
22/02/2016: Criança terá nome de mãe e dois pais na certidão de nascimento (Gazeta do Povo)
Justiça autoriza criança a ter o nome de dois pais na certidão de nascimento (Banda B)
Criança são-joseense terá nome de dois pais nos documentos (Guia SJP)
- Em Guarapuava, a juíza da Vara de Execuções Penais determinou a interdição da Cadeia Pública do município a partir de um pedido da Defensoria Pública. Com infiltrações, umidade, falta de ventilação e de incidência de luz solar, a unidade prisional não tinha condições mínimas de abrigar os presos. Além de tudo, com 166 vagas, o espaço abrigava na ocasião 395 detentos.
27/02/2016: Cadeia de Guarapuava é um "inferno sanitário", diz VEP (Rede Sul de Notícias)
Cadeia Pública de Guarapuava é interditada pela “VEP” (Rádio Campo Aberto)
29/02/2016: Polícia recaptura mais um preso foragido da Cadeia Pública de Guarapuava (Paraná TV)
Veja a retrospectiva completa aqui.