Projeto desenvolvido com a ajuda da DPPR consegue liberação de verbas federais 22/02/2018 - 14:30

Na terça-feira (20), a prefeitura de Londrina conquistou, junto ao Ministério da Saúde a liberação de 1 milhão de reais em recursos federais o projeto “Fortalecendo o Futuro”, que busca a ampliação nos atendimentos interdisciplinares realizados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema, com psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social e terapeuta ocupacional, abrangendo também as crianças e adolescentes em situação de risco.
“Fortalecendo o Futuro” foi desenvolvido pela Vara da Infância e da Juventude, Defensoria Pública e Ministério Público, com o apoio do CISMEPAR, da Prefeitura de Londrina e da OSCIP Espaço Escuta. Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, a implantação do projeto é um marco histórico para a cidade. “É uma grande conquista para a cidade, na atenção a essas crianças e adolescentes em situação de risco. Serão atendidas pelo programa as crianças que estão em abrigos ou com medida protetiva, que são os casos em que houve violência física, sexual, ou psicológica no lar. E elas precisam desse apoio”, ressaltou. Marcelo agradeceu a atuação do promotor Leonardo Nogueira da Silva, do defensor público Gabriel Fiel Lutz, e do CISMEPAR no desenvolvimento do projeto.
Atualmente, a Vara de Infância e Juventude conta com 108 crianças em situação de abrigo aptas a participar do projeto “Fortalecendo o Futuro”. Segundo o defensor público Gabriel Lutz, a implantação do projeto significará um salto qualitativo, uma vez que as crianças, adolescentes e suas respectivas famílias, que se encontram em situação de vulnerabilidade, passarão a contar com um real amparo estatal, na busca pela reestruturação física, emocional e psíquica, por meio atendimentos especializados.
Com a sinalização do ministério da Saúde, serão iniciados os trâmites administrativos. A previsão é que os valores sejam liberados já no primeiro semestre deste ano, através de portaria.