Prefeito de Palmas pede instalação da Defensoria Pública na cidade 21/01/2016 - 16:10

Autoridades do município de Palmas, no Sul do estado, estiveram nesta quarta-feira (20) em Curitiba para solicitar a instalação de uma sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPPR) naquela cidade. O prefeito de Palmas, Hilário Andraschko (PDT), que liderou a comitiva, foi recebido pelo defensor público-geral do Paraná, Sérgio Roberto Rodrigues Parigot de Souza.

O prefeito destacou a importância da Defensoria Pública e a necessidade da presença da instituição no atendimento à população carente local. Ele também colocou-se à disposição para colaborar na viabilização de uma eventual futura sede da DPPR na cidade.

Além de Andraschko, estiveram presentes o vereador Alemão do Jornal, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Palmas, Eduardo Estanislau Tobera Filho, e os advogados – também ligados à OAB do município – Wagner Rosa, Wilson Morillas e Julio de Oliveira.

A Defensoria Pública do Paraná, cujo novo modelo se encontra ainda em fase de implantação, está presente atualmente em 21 cidades do estado. Conforme determina a Emenda Constitucional nº 80/2014, no prazo de 8 anos, ou seja, até 2022, todas as unidades jurisdicionais dos estados brasileiros (comarcas) deverão contar com defensores públicos.

A Defensoria Pública é uma instituição que presta assistência jurídica gratuita para pessoas de baixa renda, que não podem pagar pelos serviços de um advogado, atuando em áreas do direito como as de família, cível, criminal, infância e juventude e execução penal.

GALERIA DE IMAGENS