Pesquisa aponta Defensoria como instituição mais importante para a sociedade 15/09/2017 - 11:20

Em uma lista de 12 instituições públicas, entre elas a Polícia e os partidos políticos, as Defensorias Públicas, de modo geral, ficaram no topo do ranking das mais importantes para a sociedade, segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) divulgada na última quarta-feira (13). De acordo com o relatório, produzido a partir de entrevistas com 5.035 pessoas, de diversas faixas etárias, níveis de renda e graus de instrução, 92,4% dos entrevistados apontaram a Defensoria Pública como uma instituição “muito importante” (49,8%) e “importante” (42,6%); outros 5% disseram ser “pouco importante”; 2,6% afirmaram ser “nada importante” ou então não souberam responder. 

Em um universo de respondentes que afirmaram que “conhecem muito”, “conhecem” e “conhecem pouco” a Defensoria Pública, os 92,4% deixaram a instituição à frente de outras entidades importantes, como o próprio Ministério Público (91,6%) e a Polícia (90,3%) – respectivamente segundo e terceiro colocados nesse quesito. Entre as instituições listadas na pesquisa, os Partidos Políticos ficaram em último lugar no índice de importância, com 46,2%. O levantamento feito pelo CNMP traz um comparativo com a pesquisa anterior, realizada em 2014. Nesse comparativo, a Defensoria Pública passou do segundo para o primeiro lugar no quesito “importância para a sociedade”. 

Quando a pergunta feita era “qual o seu nível de conhecimento das instituições?”, todas sofreram queda na percepção da população, segundo a pesquisa, com exceção das Forças Armadas e da Defensoria Pública, que se tornaram mais conhecidas no comparativo entre 2014 e 2017. A Defensoria passou da 7ª para a 5ª posição no ranking, subindo de 65,9% (em 2014) para 68,3 (em 2017). Em primeiro lugar, novamente os brasileiros apontaram a Polícia como a instituição mais conhecida.

Confiança
O indicador geral de “confiança” nas instituições públicas, por sua vez, apresentou significativa alteração da pesquisa anterior para esta: 12,3% de diferença. O grau geral de confiança chegou a 58,6%, ante 46% do levantamento de 2014. As instituições com maior confiabilidade por parte dos respondentes foram as Forças Armadas (76,4%) e a Defensoria Pública (74,1%), enquanto as menos confiáveis foram os partidos políticos e o Congresso Nacional. Comparando com a pesquisa anterior, as principais alterações foram nas “Forças Armadas”, que apresentaram aumento de 24,2%, e a “Defensoria Pública”, com crescimento de 19,4%.

A pesquisa teve como objetivo mensurar a satisfação da sociedade com a atuação das instituições, em especial com o CNMP e com o Ministério Público, além de identificar a percepção dos brasileiros sobre a imagem das instituições em relação ao conhecimento, confiança, importância e avaliação. Foram ouvidos brasileiros com mais de 16 anos em 170 municípios, incluindo todas as capitais do país, entre os dias 9 de março e 29 de maio de 2017. O trabalho foi realizado pela empresa GMR Inteligência e Pesquisa, com acompanhamento da Assessoria de Comunicação Social e da Secretaria de Gestão Estratégica do CNMP. A pesquisa está disponível na íntegra no site do CNMP.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do CNMP
 

GALERIA DE IMAGENS