“Pesquisa POP Rua” avalia situação da população de rua da cidade 04/10/2018 - 11:47

Entre o dia 29 de setembro, até a sexta-feira (05) de outubro, a Defensoria Pública do Estado do Paraná, com sede em Londrina, atuando em parceria com o Ministério Público Estadual, Movimento Nacional da População de Rua, Unopar, UEL e a Secretaria de Assistência Social de Londrina; promovem um levantamento em relação à população de rua de Londrina.
Este levantamento visa entrevistar o maior número de pessoas nesta situação de extrema vulnerabilidade. Cerca de 400 pessoas em situação de rua foram entrevistadas nesta iniciativa, que objetiva levantar e contabilizar a pupolação de rua da cidade.
Além da questão quantitativa, estamos levantando os dados qualitativos como por exemplo: se usa alguma substância psicoativa (e qual?), questões étnicas, de gênero, sexualidade, causas que contribuíram e contribuem para estarem em situação de rua, entre outras perguntas.
Os dois grandes intuitos deste trabalho são: caracterizar o perfil desta população e subsidiar a implementação de políticas públicas, e a melhoraria das políticas já existentes que atendem este público específico.
Segunda-feira (01), ocorreu uma reunião entre a coordenação da pesquisa, no Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Letras e Ciências Humanas CCH, para alinhar os detalhes deste projeto e das próximas abordagens. Além dos representantes da Defensoria Pública do Paraná, o professor da Unopar e psicólogo da Defensoria Pública em Londrina, Clodoaldo Porto Filho; e a assistente social da Defensoria Pública, Nara Damião dos Santos Lucena; participaram do encontro também, o professor Fábio Lanza; o professor Rozinaldo Antonio Miani, do Departamento de Comunicação; do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), pela assistente social do Ministério Público, Adriana Azevedo.