Paraná inaugura Centro de Socioeducação em São José dos Pinhais 24/02/2016 - 12:10

O governo do Paraná inaugurou nesta terça-feira (23) o Centro de Socieducação (Cense) de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, que vai abrigar até 78 adolescentes em situação de conflito com a lei. O novo espaço, administrado pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), possui oito casas com cerca de dez alojamentos cada, que oferecem uma estrutura mais adequada e moderna para que os internos possam estudar, conviver e se reabilitar para o convívio social. Além dos alojamentos, há quadra poliesportiva, campo de futebol e duas escolas.

“É um espaço melhor, mais funcional e mais digno para os adolescentes, que se soma às ações de reinserção social, com educação, parcerias para a qualificação profissional, atividades esportiva e cultural. É preciso dar dignidade às pessoas que cumprem privação de liberdade e que merecem o respeito e o esforço para que estejam aptos a serem reinseridos na sociedade”, afirmou o governador Beto Richa durante o evento de inauguração do Cense.

Ciente da importância desse tipo de estrutura para a recuperação de jovens infratores, a Defensoria Pública do Paraná foi representada pelo defensor público-geral do estado, Sérgio Roberto Rodrigues Parigot de Souza, e pelo subdefensor público-geral, Eduardo Abraão.

Inspeção
No último dia 12 de fevereiro, um grupo de defensores públicos do Paraná inspecionou as dependências do Cense São Francisco, em Piraquara, também na região da Grande Curitiba. O local, que atualmente abriga 90 adolescentes, possui estrutura pouco adequada para abrigar os jovens, segundo avaliação dos próprios defensores. O Departamento de Atendimento Socioeducativo (DEASE) agendou uma reunião com o Grupo de Trabalho da Infância e Juventude da DPPR para tratar sobre melhoras no atendimento no Cense São Francisco.

De acordo com o defensor público Lauro Gondim Guimarães, que participou da vistoria no São Francisco, a nova estrutura erguida em São José dos Pinhais apresenta condições muito melhores para o convívio e recuperação dos adolescentes. “Em comparação com o Cense São Francisco, esse de São José dos Pinhais possui uma estrutura bem superior. Tudo novo. A equipe de profissionais também aparentou estar bem motivada”, comentou. Ele também elogiou as instalações coletivas, principalmente as áreas para a prática de esportes. “Achei bem interessante porque diminui o tempo em que o adolescente fica dentro do seu alojamento”, afirmou.

O investimento feito no Centro de Socioeducação de São José dos Pinhais foi de R$ 10,9 milhões. O espaço possui uma área construída de 4,2 mil metros quadrados. A obra foi concluída em 2015.

Segundo informações do governo do estado, o Paraná conta com 18 Centros de Socioeducação e oito Casas de Semiliberdade, somando 1.032 vagas. Desde 2011, o Paraná investiu R$ 82 milhões em melhoria das unidades e no fortalecimento das atividades para os adolescentes.

Reincidência
De 2011 a 2013, o número de reincidência no sistema de socioeducação caiu de 29% para 22%, conforme o governo estadual, ou quase a metade da média nacional. Todos os adolescentes que cumprem medida socioeducativas de privação de liberdade recebem escolarização dentro da unidade, o que possibilita inseri-los na modalidade de ensino mais adequada após o término ou progressão da medida.


Com informações da Agência Estadual de Notícias.

GALERIA DE IMAGENS