Palestra sobre “Mulher no Direito” e lançamento de “Política contra assédio” marcam comemoração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres na DPE-PR
09/03/2020 - 12:50

Evento realizado pelo NUDEM e EDEPAR recebeu a Subprocuradora-Geral da República, dra. Ela Wiecko.
Nesta quinta-feira (05), o Núcleo de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (NUDEM) e a Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR) promoveram palestra ministrada pela Subprocuradora-Geral do Ministério Público Federal, dra. Ela Wiecko Volkmer de Castilho, com o tema “O Direito também é lugar de mulher - a participação feminina nas carreiras jurídicas e a importância de um olhar de gênero para as demandas sociais”, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. O evento também contou com a assinatura do termo sobre política de enfrentamento do assédio moral e sexual e da discriminação de gênero no âmbito da Defensoria Pública do Estado do Paraná.
A Subprocuradora-Geral do Ministério Público Federal, dra. Ela Wiecko Volkmer de Castilho, apresentou dados sobre a realidade feminina em cargos no âmbito do Direito, além de discutir mulheres em cargos de chefia, sexismo na área do Direito e perspectivas de paridade entre os gêneros. “Eu acho que vai haver uma maior presença das mulheres nesses cargos, porque são a maioria nas faculdades de Direito. Eu acho que isso vai de qualquer jeito aumentar”, afirmou a Subprocuradora-Geral.
Na ocasião, o defensor público-geral da DPE-PR, dr. Eduardo Abraão, também estava presente e ressaltou a presença da dra. Ela no evento. “É de uma importância enorme trazer a dra. Ela Wiecko, que é a subprocuradora-geral da república e uma das maiores autoridades no Brasil em termos de direitos da mulher. Isso engrandece a nossa Instituição, engrandece o evento e mostra que a Defensoria Pública do Paraná está seguindo em um caminho firme de avanço na promoção dos direitos da mulher”. O defensor público-geral também assinou um termo que prevê uma política contra o assédio e discriminação de gênero na DPE-PR.
O termo de política de enfrentamento ao assédio moral e sexual foi apresentado pela coordenadora do NUDEM e defensora pública, dra. Livia Brodbeck. A política tem como objetivo instituir, valorizar e fortalecer ações, projetos e iniciativas de promoção das mulheres no ambiente de trabalho da Instituição. Segundo a defensora, “a ideia é que a gente caminhe pra igualdade de gênero, para que as mulheres tenham um ambiente de trabalho em que elas não sofram esse tipo de violação. A política é o primeiro passo nesse sentido”. A dra. Ela Wiecko, especialista em temas como tráfico de mulheres, feminicídio, Lei Maria da Penha e encarceramento feminino, afirmou que “todas as instituições públicas ou privadas têm que ter uma política contra o assédio moral e contra a discriminação”, ressaltando a importância da iniciativa da DPE-PR.
A política é regida por princípios como “respeito à dignidade da pessoa humana, à integridade psíquica e moral das mulheres da instituição”, “favorecimento de um ambiente de trabalho pautado pelo respeito mútuo, equidade de tratamento, não discriminação e de respeito à diversidade de membras, servidoras, estagiárias e terceirizadas” e “promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho”. Para o defensor público-geral, “isso é muito importante em termos de política institucional interna. A celebração e a assinatura desse ato conjunto com o NUDEM, considerando que a partir de agora a DPE tem internamente um instrumento importante e seguro pra poder também, dentro da instituição, trabalhar no combate à discriminação de gênero e também no enfrentamento das questões de assédio, assédio moral, assédio sexual”. A política, além de garantir que mulheres não sofram violações, também vai promover ações para que todos saibam identificar o que é assédio.
Confira as fotos do evento aqui.