Páginas de liberdade: uma iniciativa da DPPR de Guaratuba onde a leitura é libertadora 27/09/2018 - 11:50

A ideia surgiu com a visita do Conselho da Comunidade de Guaratuba na carceragem da cidade. Depois de cientes sobre o panorama geral do local, a equipe da DPPR, na Sede de Guaratuba, estruturou um projeto chamado “páginas de liberdade”, onde o objetivo é a arrecadação e doação de livros à população carcerária de Guaratuba. O lançamento da ação está marcado para segunda-feira (01), data que inicia a arrecadação dos livros. Entretanto, o Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (ISEPE), uma das parceiras no projeto, já fez, na quarta-feira (26), a doação de 130 livros.
“A faculdade já encaminhou os livros que eles tinham, de acordo com a pertinência, a gente não vai receber livros de qualquer matéria. A gente tem que fazer uma prévia análise, com a minha equipe - a técnica administrativa (Aldenise Costa de Carvalho) e a assistente social (Cláudia Regina Marin) -, para avaliar se o material avaliado se enquadra nesse público da população carcerária. Nessa análise nós estamos separando os livros que fazem jus a esse projeto que estamos executando”, conta dr. Evandro Satiro, um dos idealizadores do projeto.
A parceria com a faculdade ISEPE é de grande importância para a efetividade da ação. “Conversando com o diretor, surgiu essa parceria, vão (ISEPE) também fazer a coleta dos livros e eles têm um grande empenho na questão social da cidade”, explica o dr. Evandro Satiro. O Conselho da Comunidade de Guaratuba, assim como o Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH) da Defensoria Pública do Estado do Paraná, a Delegacia de Polícia Civil de Guaratuba e a comunidade local também apoiam o projeto.
O defensor público de Guaratuba, dr. Evandro Satiro, conta como a sede da cidade idealizou o projeto. “Com a visita do Conselho da Comunidade, foi averiguada a situação de ociosidade dos presos e surgiu essa ideia de fornecer livros para a leitura dos encarcerados. Daí, partiu a ideia, que surgiu com a Defensoria Pública, através da minha equipe, a técnica administrativa (Aldenise Costa de Carvalho) e a assistente social (Cláudia Regina Marin), a gente começou a elaborar esse projeto, nos reunimos com o delegado que foi muito solicito, participativo e nos apoiou nessa ideia”, relata o dr. Evandro Satiro.
Sobre a parceria com a delegacia, o defensor público, dr. Evandro Satiro esclarece que “o acordo que a gente fez com o delegado de polícia é que ele vai fazer um mini acervo, vai comprar uma estante e colocar próximo à carceragem para distribuir semanalmente. Nossa doação é de fazer uma minibiblioteca na delegacia de polícia. A gente vai catalogar os livros na Defensoria antes e depois faremos uma cerimônia de entrega para a delegacia de polícia. Quem vai fazer esse controle de distribuição para os presos será o delegado, junto a sua equipe”.
Para contribuir com doações, procure os seguintes endereços, nos respectivos horários:
- Defensoria Pública do Estado do Paraná – Sede Guaratuba (Rua Joaquim Menelau de Almeida Torres, 862, centro, Guaratuba) – Segunda à sexta.
Horário: 14h às 18.
- Faculdade ISEPE – Biblioteca (R. Joaquim Menelau de Almeida Tôrres, 101 – Centro, Guaratuba)
Segunda à sexta – 13h às 22h
Sábado – 8h às 12