Núcleos Especializados reúnem-se com o DEPEN-PR 14/03/2018 - 18:13

Nesta terça-feira (13) o defensor público André Giamberardino, coordenador do NUPEP –Núcleo de Política Criminal e Execução Penal, a defensora e coordenadora do NUCIDH - Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos, Cinthia Azevedo Santos e a diretora interina da EDEPAR e indicada para o futuro PRÓ-Mulher – Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, a defensora Eliana Tavares Lopes reuniram-se com a diretora adjunta do DEPEN, Irecilse Drongek e com André Luiz Ayres Kendrick e Boanerges Silvestre Boeno Filho também do DEPEN-PR para alinhar a atuação no programa nacional “Mulheres Livres”.
O coordenador do NUPEP, André Giamberardino destaca que este foi o primeiro contato oficial com o DEPEN desde a recente criação do Núcleo e pôde integrar outros núcleos especializados na atuação em prol das mulheres presas no Estado, e comenta um dos detalhes importantes da reunião “Começamos a debater a possibilidade de um monitoramento, pela Defensoria Pública, de todas as entradas semanais e mensais no sistema penitenciário".
A coordenadora do NUCIDH, Cinthia Azevedo Santos, lembra que já existem alguns projetos iniciados com o DEPEN e que a proposta é continuar com novas parcerias. “A execução penal é um tema bastante sensível e de nosso interesse como instituição, por isso a importância de trabalharmos em conjunto com todos aqueles que pretendem melhorar o sistema carcerário.” ressalta a defensora.
Para Eliana Tavares Lopes, que foi indicada para coordenar o PRÓ-MULHER, um canal de comunicação e de troca de informações com o DEPEN é de suma importância para possibilitar uma atuação mais célere e exata em prol da população carcerária. “No caso das petições de prisão domiciliar em favor das mulheres grávidas ou com filhos menores de 12 anos, de iniciativa do NUCIDH e do NUPEP, apuraram-se os nomes das beneficiárias nas listas obtidas junto ao DEPEN.” exemplifica a diretora interina da EDEPAR.