Nota Pública 04/12/2014 - 17:50

NOTA PÚBLICA CONJUNTA
DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO DO PARANÁ
CONSELHO SUPERIOR DA DPPR
Reunido no dia 4 de dezembro de 2014, o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Paraná e a Defensoria Pública-Geral do Estado vêm a público prestar as seguintes informações e esclarecimentos:
1. A Defensoria Pública do Paraná tem sido duramente acusada por conta de atos que produziram incremento na remuneração de seus membros e servidores. O tempo e as instâncias competentes demonstrarão que tudo foi realizado com base legal, previsão orçamentária, observância à Lei de Responsabilidade Fiscal e respaldo na autonomia constitucional da instituição, conforme as Emendas Constitucionais nº. 45/04 e 80/14, dentro de um contexto de necessidade de valorização do órgão, tendo em conta a enorme evasão verificada de novembro de 2013 a abril de 2014, em que ocorreram desistências e pedidos de exoneração de aproximadamente um terço dos já poucos aprovados no I Concurso Público.
2. Não se quis incorrer, em nenhum momento, em afronta ao Governador Beto Richa, mas, justamente em sentido contrário, buscou-se concretizar e efetivar seu compromisso de criação de uma Defensoria Pública forte no Estado do Paraná. Sem prejuízo da autonomia constitucional da instituição e da necessária percepção de que a carreira de Defensor Público está ao lado das outras carreiras jurídicas, e não inserida dentre as carreiras do quadro próprio do Poder Executivo, há necessidade de pleno reconhecimento da importância da postura positiva de seu Governo para a edição da Lei em 2011, para a nomeação dos aprovados no I Concurso em 2013 e para a necessária expansão que se avizinha em benefício do Interior do Estado.
3. Deliberou-se, na sessão de hoje, em atenção à atual crise financeira do Estado e do País, e de modo coerente à postura responsável e transparente da instituição, pela suspensão do pagamento do auxílio-alimentação e do auxílio-transporte aos Defensores Públicos, bem como pela redução pela metade do valor da verba indenizatória referente à acumulação de funções, conforme previsto em Lei e evitando a redução da prestação de assistência jurídica à população carente paranaense. As medidas implicam em significativa redução da remuneração e dos gastos com pessoal. Além disso, foi encaminhada proposta para alteração da regulamentação que versa sobre os critérios de promoção.
4. Esclarece-se que o orçamento da Defensoria Pública para o ano de 2014 é de R$91.521.793,00 (noventa e um milhões, quinhentos e vinte e um mil e setecentos e noventa e três reais), na medida em que se deve levar em conta tanto a Lei Orçamentária Anual como o Decreto 10.034/2014, o qual suplementou o montante original. Destaca-se que apenas a partir da suplementação é que se tornou possível iniciar o planejamento de expansão do órgão e sua estruturação no Interior do Estado, pois até então não havia previsão orçamentária suficiente para que se pudesse dar início aos procedimentos licitatórios pertinentes.
5. A execução do orçamento da Defensoria Pública do Paraná tem sido realizada de maneira extremamente austera e responsável. Constata-se, por exemplo, que foi economizado R$2.160.248,66 (dois milhões, cento e sessenta mil e duzentos e quarenta e oito reais) nas licitações, isto porque em 77% dos procedimentos licitatórios houve desconto e o valor homologado foi inferior ao indicado no objeto em edital. Na contratação de serviço de seguro da frota de veículos (P.A. nº. 13.077.947-6), por exemplo, o valor homologado da contratação teve redução que chegou a 78% em relação ao valor indicado em edital.
6. No que concerne aos gastos com pessoal, mesmo com a impossibilidade fiscal de nomeação de mais de 400 (quatrocentos) servidores aprovados em concurso público, o que implicaria o gasto anual de aproximadamente 16 milhões de reais, o montante total das despesas de pessoal da Defensoria Pública em 2014 representa somente 0,15% da Receita Corrente Líquida do Estado do Paraná e apenas 0,29% das despesas de pessoal de todo o Estado, conforme dados oficiais dos Relatórios de Gestão Fiscal do 2º Quadrimestre/2014 (RCL). Eventuais comparações com outros órgãos, Poderes e despesas podem ser realizadas a partir dos dados disponíveis nos respectivos Portais da Transparência.
7. Em 2014, mesmo com o maior déficit de pessoal em relação à demanda, dentre todas as Defensorias do Brasil (atualmente, são apenas 74 Defensores), mesmo sem equipe de apoio (atualmente, são 98 servidores) e mesmo em processo de franca estruturação que envolve até a compra inicial de itens básicos – como copo plástico e papel higiênico, tantas vezes adquiridos pelos próprios Defensores e servidores – foram realizados mais de 106 mil procedimentos, dentre os quais o atendimento direto a quase 50 mil pessoas entre março e outubro, em diversas áreas, destacando-se a reivindicação bem-sucedida de vagas em creche para crianças carentes e a aquisição de medicamentos urgentes, além de tantos projetos temáticos com a população em situação de rua, regularização fundiária que atingirá mais de 5 mil famílias e inúmeras outras atividades. Houve enorme expansão geográfica: em menos de um ano, saiu-se de sede única no Centro de Curitiba para a prestação de assistência jurídica em 22 comarcas e em 6 das 10 mesorregiões do Estado.
8. Nesse contexto, o que se busca é sempre a expansão e o fortalecimento, até porque se trata de postura obrigatória em face da Emenda Constitucional nº. 80/2014, que dá o prazo de oito anos para que o atendimento da Defensoria Pública alcance todas as Comarcas do Estado. Eventual necessidade de fechamento de sede decorrente de corte orçamentário significaria um dano imensurável à população mais pobre do nosso Estado do Paraná.
JOSIANE FRUET BETTINI LUPION
Defensora Pública-Geral do Estado e Presidente do Conselho Superior
ANDRÉ RIBEIRO GIAMBERARDINO
Subdefensor Público-Geral do Estado
SÉRGIO RODRIGUES PARIGOT DE SOUZA
Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná
ALEXANDRE GONÇALVES KASSAMA
Defensor Público Membro do Conselho Superior
ANTÔNIO VITOR BARBOSA DE ALMEIDA
Defensor Público Membro do Conselho Superior
DEZIDÉRIO MACHADO LIMA
Defensor Público Membro do Conselho Superior
ERICK LE FERREIRA
Defensor Público Membro do Conselho Superior
NICHOLAS MOURA E SILVA
Defensor Público Membro do Conselho Superior