Neste domingo, mais de 3 mil pessoas participaram da prova objetiva do IV Concurso para Defensores e Defensoras Públicas do Paraná 20/03/2022 - 17:22
Mais de 3 mil pessoas participaram hoje da prova objetiva para tentar se tornar Defensores Públicos e Defensoras Públicas do Paraná. A primeira etapa do IV Concurso Público aconteceu em três locais de prova em Curitiba, na UniSantaCruz, no bairro Capão Raso, na Faculdade Padre João Bagozzi, no Portão, e na Uniandrade, no bairro Santa Quitéria. Foram, ao todo, 4.067 inscritos. A prova termina 19h15.
Segundo o Instituto AOCP, responsável por toda organização do certame, 3.210 candidatos e candidatas compareceram aos locais de prova e 857 faltaram. Esta primeira etapa, portanto, teve 21% de ausentes. A prova aconteceu sem nenhuma intercorrência até o momento. Ao todo, são quatro vagas para contratação imediata, mais cadastro reserva. O salário inicial na carreira é de R$ 16.587,80. A Defensoria Pública do PR tem hoje 155 vagas abertas para o começo da carreira como defensor público substituto.
De acordo com a Defensora Pública Olenka Lins e Silva Martins Rocha, Subdefensora Pública-Geral e Presidenta da Banca Examinadora do Concurso, os novos defensores e defensoras reforçarão o quadro da instituição que, gradualmente, tem desenvolvido a estrutura para atender cada vez melhor a população.
“Para nós, realizar o IV Concurso trouxe renovação de ânimos, já que representará o crescimento da Defensoria que, no Paraná, ainda está longe de ter seus quadros preenchidos de maneira ideal. Nossa expectativa é a de que muitos sejam aprovados, pois, apesar da previsão de quatro vagas, estamos há algum tempo envidando esforços para que possamos, o quanto antes, nomear o maior número de aprovados”, afirmou Olenka.
Segundo a Chefa de Gabinete da DPE-PR e Presidenta da Comissão Organizadora do Concurso, Lívia Martins Salomão Brodbeck e Silva, o número de quatro vagas ocorre porque faz parte de um projeto de recomposição da desocupação de algumas vagas. Ela explicou que o concurso foi autorizado em 2019 e, tão logo acabou o cadastro de reserva do certame anterior, foi necessário realizar um novo para recompor as vagas abertas.
De acordo com Lívia, a administração da DPE-PR está, agora, planejando em quais cidades os próximos defensores e defensoras trabalharão. “O IV Concurso é um passo importante para começar a colocar em prática o objetivo de expandir o atendimento da Defensoria Pública e oferecer com ainda mais qualidade assistência jurídica para a população”, afirmou.
Lívia também explicou que, após encerrado este domingo, a Comissão Organizadora do Concurso já começa a avançar, divulgando o gabarito e, em seguida, abrindo prazo para recurso. “Depois poderemos avançar na segunda fase do concurso com prova discursiva e peças processuais e, por fim, prova oral e análise de títulos”, disse.