NUDEM realizou atividades em novembro e dezembro nos Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as mulheres 11/12/2018 - 13:40

Como noticiado em 13/11 a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é uma mobilização anual, que se inicia, mundialmente, em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, passando pelo dia 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Culminou no último dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em conscientização dessa campanha, o NUDEM realizou diversas atividades.
Em comemoração ao dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, foram encaminhados a todas as sedes do interior e descentralizadas, cartazes de conscientização de combate à violência doméstica contra a mulher.
Ainda, no dia 23 de novembro, o NUDEM lançou a cartilha "Linguagem Inclusiva" . Essa cartilha visou divulgar e incentivar o uso da linguagem sem preconceito de gênero dentro e fora da Defensoria Pública.
No dia 29 de novembro foi realizada a Roda de Conversa: o aumento da violência contra mulheres negras e o papel da Defensoria Pública. O encontro teve como objetivo discutir de que forma a Defensoria Pública pode auxiliar no enfrentamento à violência contra a mulher negra em suas mais diversas formas, além da doméstica. A roda de conversa contou com a participação de movimentos sociais de mulheres negras e foi aberto ao público.
Além disso, o NUDEM realizou diversas inspeções durante o período. Foram feitas inspeções nas casas de acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica, em parceria com a equipe da Defensoria na CMB. E também visitas a diversas maternidades de Curitiba, para mapeamento das boas práticas contra a violência obstétrica. Foram feitas visitas às maternidades do Hospital do Trabalhador, Vítor Ferreira do Amaral, Maternidade Maracanã em Colombo e Mater Dei. Essas visitas continuarão a ocorrer no ano de 2019, dando-se prosseguimento à apuração mencionada.
Por fim, encerrando as atividades de 2018, em 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, houve publicação na Gazeta do Povo de texto do Defensor Público colaborador do NUDEM, Dr. Vitor Eduardo Tavares de Oliveira. O Defensor destacou que “o papel dos homens e de sua conscientização de que as mulheres são humanas em igualdade de direitos, merecem respeito e devem viver em uma comunidade sem violência de gênero é crucial para a construção de uma sociedade mais justa e humanizada”.