NUDEM participa do VI Seminário da Justiça pela Paz em Casa 28/08/2019 - 15:03

O seminário teve como objetivo promover reflexões voltadas à efetividade da Lei Maria da Penha, sensibilizando a sociedade pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Na última sexta-feira (23), a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, promoveu, em parceria com a Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) e com a Escola de Servidores da Justiça Estadual do Paraná (ESEJE), o _VI Seminário da Justiça pela Paz em Casa_. O evento teve o intuito de promover reflexões voltadas à efetividade da Lei Maria da Penha, sensibilizando a sociedade pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como o aperfeiçoamento dos integrantes da Rede de Proteção à Mulher, por meio de exposições e debates entre os representantes de Instituições envolvidas na aplicação da Lei Maria da Penha.
A coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Paraná (NUDEM), dra. Eliana Paes Lopes, esteve presente na mesa de abertura e durante os painéis que se seguiram. Também estiveram presentes a defensora auxiliar do NUDEM, dra. Patrícia Mendes, e a defensora pública dra. Mariana Amorim, coordenadora da Defensoria na Casa da Mulher Brasileira (CMB).
A primeira palestra versou sobre "A Natureza da Qualificadora do Feminicídio", proferida por Alice Bianchini, presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ) na comissão de São Paulo. Além de presidente da ABMCJ, ela integra a Comissão Especial da Mulher Advogada da OAB Federal e da OAB de São Paulo. Em seguida, dr. Thiago Pierobom de Ávila, promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Violência Doméstica contra a Mulher de Brasília, palestrou sobre "Violência contra a Mulher: Consequências da Perspectiva de Gênero para as Políticas de Segurança Pública".
Por fim, a dra. Maria Tereza Uille Gomes, conselheira do Conselho Nacional de Justiça, falou sobre “O Papel das Coordenadorias da Mulher dos Tribunais de Justiça no Enfrentamento da Violência de Gênero”. Também, durante o evento, foi lançado o livro "Crimes contra Mulheres: Lei Maria da Penha, Crimes Sexuais e Feminicídio", de autoria das dras. Alice Bianchini, Mariana Seifert Bazzo e Silvia Chakian.