Mutirões realizados pelo NUDEM e DPE-PR na Casa da Mulher Brasileira marcam o mês de agosto 02/09/2019 - 17:01

O mutirão atendeu mulheres em situação de violência doméstica e/ou familiar.
Nos dias 16 e 30 de agosto, mês em que a Lei Maria da Penha completou 13 anos, a equipe da Defensoria Pública do Estado do Paraná na Casa da Mulher Brasileira (CMB), com apoio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), realizaram dois mutirões de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica ou familiar.
Foram pré-agendados diversos atendimentos para ambos os dias, para elaboração de petições iniciais no âmbito do direito de família, como divórcio, dissolução de união estável, alimentos, regulamentação de guarda e de convívio familiar e algumas partilhas.
“Após a instalação da Delegacia da Mulher nas dependências da CMB, a procura pela Defensoria, ali também localizada, aumentou. Assim, mutirões como estes tem sido necessário”, declarou a defensora pública coordenadora do NUDEM, dra. Eliana Tavares Paes Lopes.
Participaram dos mutirões as defensoras públicas dras. Mariana Gonzaga Amorim, atual coordenadora do posto da Defensoria na CMB; Amanda Zanarelli Merighe e Luciana Tramujas Azevedo Bueno. Além da equipe técnica composta pela psicóloga Jéssica de Paula da Silva Mendes, pela assistente social Janaine Priscila Nunes dos Santos e das estagiárias, que atuam na Defensoria na CMB. O NUDEM atuou por meio das dras. Eliana Tavares Paes Lopes e Patrícia Rodrigues Mendes, atuais coordenadora e auxiliar do NUDEM; e da estagiária de secretariado Maria Luiza Pedroso de Paiva.
Confira
a cartilha distribuída nos mutirões.