Mês de combate ao trabalho infantil 19/06/2018 - 17:00

No dia 12 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A data foi criada em 2002, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e tem como principal objetivo alertar os diferentes núcleos do governos, e a população em geral, sobre a realidade do trabalho infantil.
De acordo com a Unicef, mais de 169 milhões de crianças sofrem com o Trabalho Infantil mundialmente. Uma estimativa feita pela OIT afirma que 20 em cada 100 crianças, começam a trabalhar a partir dos 15 anos.
A principal estratégia usada contra o trabalho infantil é a sensibilização civil contra a exploração de crianças e adolescentes. Milhares de crianças são forçadas a trabalhar e assim, deixam de exercer seus direitos básicos à educação, saúde e lazer. O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deseja exatamente evitar isso. Promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e outras violações dos seus direitos humanos fundamentais.
Brasil
Estima-se que três milhões de crianças trabalhem no Brasil exercendo das mais diversas atividades, sejam essas vendas de produtos em semáforos, serviços domésticos ou no campo. Dados revelados pelo IBGE em 2015, mostram que 80 mil crianças de 5 a 9 anos trabalham no país.
Em celebração ao mês de combate ao trabalho infantil a Edepar elaborou a cartilha "Diga Não Ao Trabalho Infantil", em conjunto com Núcleo Especializado da Infância e da Juventude - NUDIJ.
A cartilha está disponível no site da EDEPAR.