Formam-se Defensoras e Defensores Populares em Curitiba e Paranaguá 11/12/2018 - 12:00

Na quarta-feira (05), foi celebrada a conclusão do curso de Defensoras e Defensores Populares em Curitiba, onde 24 alunos se formaram. Na quinta-feira (06), a solenidade foi aos 19 alunos do curso Defensoras e Defensores Populares de Paranaguá, que comemoraram a formação. No ano de 2018, em razão do termo de cooperação firmado entre a Defensoria Pública do Estado do Paraná, através do NUCIDH, junto ao Instituto Federal do Paraná e a Defensoria Pública da União; desenvolveu-se cursos de Formação Inicial e Continuada em Direitos Humanos.
O defensor público auxiliar do NUCIDH, dr. Wisley Rodrigo dos Santos, avalia como foi realizar os cursos em 2018. “O balanço é muito positivo pois os novos Defensores Populares estão capacitados para replicar o que nós vimos no curso, na comunidade local”. A defensora pública coordenadora do NUCIDH, dra Cinthia Azevedo, também considera positivo desempenhar os cursos e explica os motivos. “Primeiro que a Defensoria tem o dever institucional de levar educação em direitos, desta forma, a gente conseguiu junto ao IFPR trazer uma grandiosidade. É uma metodologia nova, é uma forma de trazer o conteúdo de maneira que as pessoas possam entender, compreender e disseminar. Isso é o principal, tudo que o pessoal aprendeu aqui vai poder levar para a comunidade, bairro, cidade, enfim, vai disseminar conhecimento”.
Tanto a cerimônia em Curitiba, como a de Paranaguá, aconteceram no campus da IFPR. O professor dr. Roberto Martins de Souza, do Instituto Federal do Paraná, é um dos coordenadores do curso e ele conta como foi o trabalho realizado. “Trabalhamos com os movimentos sociais, são pelo menos 12 movimentos sociais, tivemos que dialogar com eles e foi uma experiência muito rica. O curso foi uma complementação entre conhecimentos jurídicos, práticos e operacionais, juntamente com a experiência dos próprios movimentos sociais”.
A defensora pública da União, dra. Carolina Balbinot, conta como foi efetuar os cursos. “Discutimos temas atuais, temas de direito, orientação (tanto jurídica, como de cidadania). A gente espera que essa turma seja difusora de conhecimento e que nós consigamos passar esse conhecimento para além dessas pessoas que compuseram a turma, para outras pessoas também”.
Maurício Pereira formou-se na primeira turma de Defensoras e Defensores Populares em Curitiba e fala sobre o resultado da formação. “O curso nos fez ter um prisma maior e melhor para podermos usar o que há de lei e de importante, para que possamos trabalhar não somente com a Defensoria Pública, com o Ministério Público, mas sim ter um entendimento do que é um coletivo, do que um movimento social é capaz de fazer, não precisando acionar esses instrumentos que são para outras finalidades”.
A Janete do Rocio agora também é uma Defensora Popular, formada no curso realizado em Paranaguá. Ela relata sobre as lições que teve no curso. “Nossa, é uma maravilha você poder ajudar o próximo. A minha comunidade as vezes pede – dona Janete, você poderia me dar uma orientação – não tem coisa mais gostosa que você se sentir útil. Não pense que você chega aos 60 anos e vai fazer tricô, você tem que prosseguir e ir atrás dos seus sonhos. Coisas que eu nunca pude fazer quando era jovem, agora estou fazendo”.
Os cursos de Formação Inicial e Continuada foram coordenados pela profa. Dra. Luciana Maestro Borges e pelo professor Dr. Roberto Martins de Souza, tendo a colaboração da Pedagoga professora Sandra Campos de Lima, da professora. Dra. Cíntia Batista de Souza Tortato, do Professor Elvis Canteri de Andrade, todos do IFPR; e o professor Giovane Matheus Camargo, do Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR). Participaram, também, a Defensora Pública da União, através da dra. Carolina Balbinott Bunhak, o Defensor Público dr. Wisley Rodrigo dos Santos (NUCIDH), a Defensora Pública dra. Cinthia Azevedo (NUCIDH), o Defensor Público dr. Marcelo Lucena Diniz (NUJID), a Defensora Pública dra. Eliane Tavares Lopes (NUDEM), o Defensor Público dr. Juliano Marold (NUCIDH), o Defensor Público Eric Lé Ferreira (CAM), a Defensora Pública Patrícia Rodrigues Mendes (NUDEM) e o Defensor Público dr. Evandro Satiro Rocha, da sede da DPPR em Guaratuba. Colaboram também o farmacêutico Nilson Hideki Nishida, da Regional de Saúde de Paranaguá e a Advogada dra. Angélica Cardozo Santos.
Para conferir todas as fotos dos eventos, acesse nosso Flickr clicando aqui.