Divulgados nomes dos finalistas ao cargo de ouvidor-geral da Defensoria 04/07/2017 - 15:44

O Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado do Paraná (COPED) realizou nesta terça-feira (4) a eleição para a lista tríplice dos candidatos ao cargo de ouvidor-geral da Defensoria Pública do Paraná. De um total de 5 candidatos, 3 foram escolhidos por votação dos membros do COPED. São eles: Gerson da Silva (7 votos); Angélica Koefender Maia (5 votos); e Marcos Roberto Pisarski Junior (2 votos). Os candidatos Adauto Loures Rocha Junior e Thorstein Ferraz não receberam votos.

Com isso, os três primeiros colocados passam a integrar a lista tríplice que será apresentada ao Conselho Superior da Defensoria Pública do Paraná, que irá escolher um nome para assumir a Ouvidoria-Geral no biênio 2017-2019. Posteriormente, o novo(a) ouvidor(a)-geral será nomeado(a) pelo defensor público-geral do Paraná para a função, conforme a Lei Complementar Nº 136/2011.

"Esse processo descentralizado e em várias etapas dá ao futuro ouvidor ou ouvidora da Defensoria Pública uma maior autonomia em sua atuação. Esse modelo de escolha permite que outros órgãos, como um Conselho de Direitos Humanos, possa atuar diretamente na indicação da lista tríplice e isso reflete no perfil dos candidatos, que acabam sendo pessoas mais ligadas aos Direitos Humanos", avaliou João Henrique Arco-Verde, Secretário Executivo do COPED. 

Audiência
Na segunda-feira (3), foi realizada uma audiência pública para defesa da candidatura dos concorrentes ao cargo de ouvidor-geral da DPPR, no Auditório Mário Lobo, Palácio das Araucárias. Participaram da audiência os cinco candidatos à vaga de ouvidor, membros do COPED e representantes da sociedade civil organizada. Os candidatos foram submetidos a uma sabatina, expuseram os motivos das candidaturas, apresentaram propostas de trabalho e responderam às indagações dos conselheiros. 

A Ouvidoria-Geral é o principal órgão de controle externo da Defensoria Pública do Paraná. Ela serve, entre outras coisas, para que o cidadão tenha um canal de comunicação direto com a Defensoria, fazendo com que o funcionamento e a atuação da instituição melhorem. A Ouvidoria também é um dos principais instrumentos de diálogo entre a Defensoria e as instituições da sociedade civil organizada.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da SEJU.
 

GALERIA DE IMAGENS