Dia da Consciência Negra 20/11/2017 - 12:40
Hoje, 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra. A data foi indicada em razão de ter sido neste dia, no ano de 1695, que morreu o líder Zumbi dos Palmares, o qual lutou pela libertação dos negros escravizados no período colonial no Brasil.
Séculos depois, a luta continua, e a data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial, bem como é dedicada à relevância da cultura e do povo africano e a sua influência na cultura brasileira.
Importante destacar que segundo o IBGE, mais da metade da população brasileira (54%) é de pretos ou pardos e estatisticamente a população negra é a mais afetada pela desigualdade e pela violência no Brasil. Assim, o dia de hoje serve também para refletirmos sobre os efeitos do racismo, da marginalização e da discriminação na sociedade brasileira.
A Defensoria Pública do Estado do Paraná, através do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos reitera a importância desta data e acredita ser possível construirmos juntos uma sociedade mais justa e solidária.
No Dia da Consciência Negra, leia o artigo da defensora pública Olenka Lins e Silva: "Para todo Voltaire existe um Chesterton". O texto foi publicado no jornal Gazeta do Povo no dia 14/11/2017.