Defensoria realiza 63 atendimentos na Feira da Cidadania da CIC 18/03/2022 - 13:37

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) participou, nesta quinta-feira (17/03), da sua quarta Feira da Cidadania, que ocorreu na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O evento ofertou serviços públicos essenciais à população que está mais distante da região central da capital, como orientações jurídicas da própria Defensoria, emissão de documentos, oferta de emprego pela Agência do Trabalhador, orientações feitas pelo Tribunal de Justiça do Paraná, parcelamentos de débitos em contas de água e luz, entre outros. Todos os serviços disponibilizados são gratuitos. Ao todo, 63 pessoas foram atendidas pela Defensoria.
Desta vez, no estande da DPE-PR na Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, também foi oferecido atendimento voltado às relações de consumo, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON). “Nós pudemos tirar dúvidas e prestar orientação jurídica. Em casos específicos, fizemos petições para os próprios consumidores levarem diretamente ao Juizado Especial [Cível]”, explicou o Coordenador do NUDECON, o Defensor Público Erick Ferreira. Essa possibilidade é oferecida em casos em que o valor da causa é de até 20 salários mínimos. Casos entre 20 e 40 salários mínimos exigem a presença de um advogado(a) ou defensor(a) para exercer a defesa, e nestas circunstâncias o NUDECON encaminha o(a) usuário(a) para o Setor Cível da DPE-PR.
“A Defensoria, mais uma vez, esteve presente na Feira da Cidadania, se colocando cada vez mais próxima da população, com o objetivo de cada vez mais ser uma referência para a resolução de problemas. Hoje, fizemos vários tipos de atendimento, como uma conciliação no local, atendimento relacionado à pensão e muitos familiares buscando informações também de filhos e parentes que cumprem pena em algum local”, afirmou o Coordenador da Assessoria de Projetos Especiais da DPE-PR, o Defensor Público Matheus Munhoz.
Na última Feira da Cidadania, que ocorreu no Bairro Alto, a DPE-PR atendeu 73 pessoas. Muitos dos casos são resolvidos administrativamente, sem que seja necessário ajuizar ação na Justiça. Nas quatro edições que contaram com a participação da DPE-PR, um total de 213 pessoas foram atendidas pela instituição.