“Defensoria nos Bairros” leva atendimento jurídico ao Parolin 10/12/2019 - 14:26

O objetivo da ação é levar acesso à justiça aos bairros mais afastados, transpondo barreiras financeiras e de locomoção
Na tarde de sexta-feira (06), moradoras(es) do bairro Parolin participaram de um mutirão de atendimento jurídico realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A ação foi promovida pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Paraná, o CAM, em parceria com os Núcleos Especializados de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH) e com a Ouvidoria Externa.
Na ocasião, uma equipe formada por defensoras(es) públicas(os), psicólogas(os), assistentes sociais e estagiárias(os) prestou atendimento nas áreas de família, execução penal, violência contra a mulher e registro civil. Dentre as demandas, estavam o reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia e divórcio. As(os) moradoras(es) também puderam emitir certidões de nascimento e fazer retificação de documentos.
A Janete Aparecida Leal, uma das atendidas no mutirão, destacou a importância de receber atendimento mais perto de casa: “para mim foi muito bom, porque não precisei ir longe e tive meu problema resolvido”, disse. Já Ariane Rodrigues Amado aproveitou para esclarecer dúvidas: “para a gente fica difícil ter que se deslocar até a Defensoria, e aqui eu pude tirar várias dúvidas, ajudou muito”, contou. A moradora Ailin Evelin da Silva, que ainda não conhecia os serviços prestados pela DPE-PR, também saiu satisfeita: “esse atendimento foi muito importante para nós aqui do bairro, ainda mais por ser gratuito. Muito satisfatório”, comentou.
O mutirão contou com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR).