Defensoria apresenta Guia Prático para comunidades tradicionais 11/07/2016 - 12:40

Nos dias 6, 7 e 8 de julho foi realizada a 3ª etapa do curso FIC Direitos Étnicos e Coletivos, que está sendo promovido pelas comunidades tradicionais dos estados do Paraná (pescadores artesanais, faxinalenses, benzedeiras, quilombolas, atingidos pelo Deserto Verde, ilhéus, guaranis), Santa Catarina (Xokleng) e Rio Grande do Sul (ciganos). O curso contou, ainda, com o apoio e assessoria da Defensoria Pública em Paranaguá, UFPR, UFPR Litoral, IFPR campus Paranaguá e CEPAT – IHU – Unisinos.
Nesta etapa do curso, foi apresentado e discutido o “Guia Prático do Defensor Popular”. Segundo o defensor público Wisley Santos, “a ideia de um guia prático para as comunidades tradicionais surgiu após minha exposição, na 2ª etapa do curso, sobre o papel dos operadores de direitos na ação política dos movimentos sociais. Naquela oportunidade, surgiram inúmeros questionamentos de ordem prática sobre questões básicas relacionadas ao exercício mínimo da cidadania. Após conversas entre a equipe de apoio e de assessoria do curso, optou-se por elaborar um guia prático para as comunidades tradicionais, de forma simples, rápida e linguagem acessível”.
No dia 06 de julho o Guia foi apresentado às comunidades através de uma roda de conversa que contou com a presença do defensor público. O dia 7 de julho foi dedicado a atividades práticas, com simulações de violações de direito no cotidiano dessas comunidades, as quais deveriam ser solucionadas com a ajuda do Guia Prático.
A 4ª etapa do curso será realizada entre os dias 14 e 16 de setembro, com a exposição e discussão da Convenção 169 da OIT, sobre povos indígenas e tribais.
Acesse o “Guia Prático do Defensor Popular”
.