Defensoria Pública do Estado do Paraná lança Núcleo Pró-Mulher em solenidade no Guairão 26/03/2018 - 10:40

Nesta quinta-feira (22) a Defensoria Pública do Estado do Paraná lançou o Pró-Mulher, o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher. A solenidade, ocorrida no Guairão, trouxe a palestrante senhora Maria da Penha e reuniu mais de 1500 pessoas no teatro.

O Pró-Mulher, é uma iniciativa da DPPR que vem consolidar esforços e conhecimentos especializados no tema, contribuindo também com políticas públicas preventivas e protetivas no enfrentamento de violência contra à mulher e à promoção dos direitos de gênero.   

Com o ato de instalação do núcleo, a Defensoria Pública do Estado do Paraná que já presta assistência jurídica, integral e gratuita, às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, deve fortalecer o atendimento a este grupo, garantindo as condições necessárias para que as vítimas enfrentem a violência sofrida.

Foi nomeada para Coordenação do Pró-Mulher, a defensora pública Eliana Tavares Paes Lopes, que convidou para auxiliá-la, a defensora pública Patrícia Mendes.

O evento contou com a apresentação do Balé Teatro Guaíra, encenando a obra Carmen de Georges Bizet. Ambientado na Sevilha, Espanha, durante o século 19. A ópera é uma das mais populares do mundo e conta o caso trágico de uma cigana com o soldado Don José.

O Grupo Mestiça, formado pelo trio feminino, com Cida Airam (voz e triângulo), Érica Silva (voz, violão, guitarra e contrabaixo) e Gabriela Bruel (percussão), o conjunto curitibano nasceu com o objetivo de usar a música para falar sobre o cotidiano das mulheres e suas diversas realidades, interpretando músicas autorais e trabalhos de compositoras paranaenses.

O Grupo também acompanhou o artista Tião Simpatia, que faz de “versos e canções” uma mensagem de respeito aos direitos das mulheres, dando ênfase a lei Maria da Penha. O repentista, recitou em cordel uma adaptação da lei 11.340/2006.

O início da solenidade, teve o Quarteto de Sax da Polícia Militar do Estado do Paraná, formado pelo 1º Sgto. Eliseu da Silva, 2º Sgto. Josiel Alexandre do Nascimento, 3º Sgto. Kleber Castro dos Anjos e 4º Sgto. Marcelo Antonio Sanson, executando o Hino Nacional.

Mais de 1 tonelada de alimentos e centenas de itens de higiene feminino foram arrecadados e destinados às mulheres e crianças amparadas pela rede de proteção e apoio à vítimas de violência familiar.

A senhora Maria da Penha diz estar feliz com o que encontrou em Curitiba. “Há uma parceria muito forte do Estado e do Município. Com certeza passarei esta experiência para onde eu estiver.” E ainda deixou o recado “Os gestores públicos precisam tirar a Lei Maria da Penha do papel e criar esta rede de apoio a todos que enfrentam à violência doméstica.”

O defensor-geral Eduardo Abraão, demonstra sua satisfação com o evento promovido. “Conseguimos trazer para Curitiba, neste evento de lançamento do Núcleo Pró-Mulher, o ícone da luta contra a violência à mulher. Esforços que garantiram esta quantidade de pessoas presentes neste evento e a mobilização da mídia, trazendo ampla reflexão para este tema.”

Participaram da mesa na solenidade, o defensor público-geral Eduardo Abraão, que assinou o ato de instalação do Núcleo, a senhora Maria da Penha, o secretário de estado da Cultura, João Luiz Fiani, a coordenadora do Pró-Mulher, Eliana Tavares Paes Lopes, o defensor-geral de Rondônia, representando o CONDEGE, Dr. Marcus Edson de Lima, a presidente da ADEPAR, Lívia Brodbeck, a diretoria de Proteção Social Especial, Claudia Regina Martins Estorilio representando a FAS Municipal, a delegada de polícia Márcia Rejane Vieira Marcondes, representando a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a delegada Ana Claudia Machado, representando a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Estado e a procuradora do Estado, Leticia Ferreira da Silva, representando a Procuradoria Geral do Estado.   

Entre os presentes no evento estavam as defensoras e coordenadoras dos Núcleos Especializados, Olenka Lins e Silva do NUFURB, Cinthia Azevedo Santos, do NUCIDH, o coordenador do NUDIJ, Marcelo Lucena Diniz, o subdefensor-geral Matheus Cavalcanti Munhoz, o chefe de gabinete, defensor público Paulo Cinquetti Neto, defensores públicos e servidores do Estado do Paraná, a defensora-geral de Roraima, Therezinha Muniz, a prefeita de Arapoti Nerilda Penna, a vereadora de Araucária, Amanda Nassar, o reitor da UNINTER Benhur Gaio, além de outras autoridades do Estado, acadêmicos das universidades e colégios do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS