Defensoria Pública do Estado do Paraná em Francisco Beltrão, firma parceria com o programa Mãos Amigas 26/08/2019 - 14:10

Em Francisco Beltrão, o programa já colaborou em mais de 21 escolas, na Defensoria Pública e em outros órgãos públicos.

A Defensoria Pública do Estado do Paraná da comarca de Francisco Beltrão, firma parceria com o programa Mãos Amigas, coordenado na cidade pelo agente penitenciário Francisco Corrêa, que conta com 16 apenados reclusos na penitenciaria estadual.

Iniciado no ano de 2012, o programa Mãos Amigas consiste na utilização de presos, do sistema penitenciário semiaberto, para execução de serviços de manutenção, conservação e reparo de unidades escolares e de imóveis do patrimônio público, oferecendo a eles, oportunidade de participação ativa na sociedade.

O projeto é realizado em cooperação do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (FUNDEPAR), pela Secretária de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP), através do DEPEN, com interveniência do Paraná Educação

O Mãos Amigas tem como principal objetivo, a ressocialização do apenado, dando a ele respeito, dignidade e oferecendo a oportunidade de contribuir socialmente na manutenção e conservação de prédios públicos. Além disso, há uma economia, reduzindo em média 50% o orçamento público destinado a execução de serviços de limpeza e reparo. 

Em Francisco Beltrão, o programa já colaborou em mais de 21 escolas, em associações como a APAE, no escritório social, também na Defensoria Pública e em outros órgãos públicos, mas no início, o programa passou por dificuldades e rejeições.

“Quando as primeiras escolas começaram com os serviços, houveram muitas rejeições, preconceito, e muitas barreiras tiveram que ser quebradas, e que hoje felizmente podemos dizer que as instituições estão disputando essa agenda para serem beneficiadas pelo programa Mãos Amigas” conta o coordenador Francisco Corrêa.

Como parte dessa parceria, o Mãos Amigas exibira nesta semana na Sede da Defensoria Pública do Paraná em Francisco Beltrão, uma exposição com várias obras de arte realizadas pelos apenados. A apresentação será exibida durante uma semana e contará com diversas pinturas, desenhos, poemas e gravuras.
Neste ano de 2019 a exposição das obras já passou pelo fórum da Comarca e antes de se instalar na Defensoria Pública, será exibida no Espaço da Arte Eunice Sartori em Francisco Beltrão, na segunda feira dia 26.

Segundo o defensor público, Renato Martins de Albuquerque, “expressões como essa trazem grande sensibilidade e mostram que a alma humana, mesmo trancada em uma cela escura é capaz de criar algo novo, resplandecente e de notória beleza”.

A sede da Defensoria Pública em Francisco Beltrão fica localizada, na Rua Alagoas, 655, no Bairro Alvorada.

GALERIA DE IMAGENS