Defensoria Pública de Guarapuava desenvolve projeto de Lei Maria da Penha na escola 30/08/2018 - 09:10

No dia 24 de agosto de 2018, aconteceu a primeira reunião com os Professores (as) da Escola Luiza Pawlina do Amaral – Residencial 2000, primeira escola a receber o Projeto Lei Maria da Penha na Escola (LMPE), desenvolvido pela Rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher do município, em parceria com a Defensoria Pública do Paraná, sede Guarapuava.

Este projeto tem como objetivo debater a temática “violência contra a mulher” com professores e professoras, familiares, alunos e alunas do Ensino Fundamental I do município de Guarapuava e são ações alusivas ao mês de promulgação da Lei Maria Penha. Aproximadamente, 30 pessoas participaram do evento. A roda de conversa tratou sobre a questão da violência contra a mulher, além de informações sobre onde se encontram os serviços de atendimento às mulheres em situação de violência.

Questionamentos foram levantados no sentido da eficácia da denúncia e do apoio à mulher que deseja romper com o ciclo da violência. Para isso, foi esclarecido que existe uma rede de enfretamento à violência contra a mulher em Guarapuava, da qual a Defensoria Pública faz parte através da assistente social do CAM, Adriele Inacio. Ela participa mensalmente das reuniões e contribui com a rede na perspectiva da Educação em Direitos Humanos.

Para Inacio, a educação tem um papel fundamental na questão do combate a violência “trabalhar com a escola é também pensar nas mudanças futuras sobre comportamentos violentos, fazer a denúncia é necessário, mas superar o machismo é fundamental”, consolida.

O projeto tem caráter contínuo, mensalmente será trabalhado com os públicos de familiares e alunos. Ao final, pretende-se apresentar um trabalho que os alunos (as) desenvolverão sobre a temática do projeto.

Para ler na íntegra o projeto, clique aqui .

GALERIA DE IMAGENS