Defensora Pública palestra sobre violência contra mulher negra 26/07/2019 - 14:48

A defensora pública dra. Flora Vaz Cardoso Pinheiro participou do evento promovido pela OAB que marcou o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
Na tarde de quinta-feira (25), a defensora pública da DPE-PR, dra. Flora Vaz Cardoso Pinheiro, ministrou uma palestra no 1° Encontro Estadual sobre Representatividade da Mulher Negra na Carreira Jurídica, promovido pela OAB Paraná. Em sua fala, que ocorreu durante o Painel “Violência contra a mulher negra”, ela discorreu sobre a experiência como defensora pública e apresentou alguns casos que ilustram o cenário de hostilidade vivido por essas mulheres.
Para a defensora pública, o evento foi um marco pois, além de tratar da violência jurídica, deu representatividade para as mulheres negras que atuam na área. “Se a gente parar para pensar, a maioria das pessoas que atuam na área jurídica são brancas e homens. São, ainda, poucas mulheres e mulheres negras que tem representatividade na sociedade”, declarou.
O Painel também contou com a participação de Silvia Regina de Oliveira, Fernanda Valério Garcia da Silva, da procuradora de Justiça do MP-PR, Miriam de Freitas Santos, e da chefe da Defensoria Pública da União em Curitiba, dra. Rita Cristina de Oliveira. Além do Painel “Violência contra a mulher negra”, o Encontro abordou os temas “Mulher negra e trabalho” e “Políticas e mulheres negras”.
O dia 25
No dia 25 de julho, é celebrado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Tereza de Benguela foi líder do Quilombo do Piolho e, sob sua liderança, a população negra, principalmente, as mulheres negras e indígenas, resistiram à escravidão por duas décadas. ⠀
Esta data tem como objetivo ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras do Estado, além de construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais.