DPPR prestigia abertura de evento do CNJ 21/08/2018 - 17:40

De 20 a 24 de agosto acontece em todo o país a 11ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. Idealizada pela Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal, Ministra Cármen Lúcia, nesta edição a semana terá como tema central o feminicídio.
De acordo com a Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargadora Lenice Bodstein, além da intensificação de júris e audiências, serão promovidas ações de prevenção e orientação junto à sociedade civil, bem como curso de capacitação voltado a alunos da Escola da Magistratura do Paraná, a servidores e estagiários do Tribunal de Justiça do Paraná.
“Queremos demonstrar o comprometimento do Poder Judiciário no combate à violência contra a mulher e no desenvolvimento de uma cultura de pacificação social”, explica.
A cerimônia de abertura contou com a palestra da Professora Doutora de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Priscilla Placha Sá, que fez reflexões sobre o assassinato de mulheres.
Em sua fala na mesa de abertura do evento o subdefensor publico-geral, Dr. Matheus Munhoz, destacou o amplo trabalho que a Defensoria Pública do Estado do Paraná vem desenvolvendo neste tema, relatando os mais de 3800 atendimentos que a Instituição fez na Casa da Mulher Brasileira em 2017 e a criação do NUDEM, o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, atuando de forma preventiva, estratégica e coletiva junto a formulação e execuçao de políticas públicas.
A defensora pública auxiliar do NUDEM, Dra. Patrícia Mendes, também esteve no evento, além do secretário de Comunicação, Alexandre Teixeira, do presidente em exercício do TJ Des. Arquelau Araujo Ribas, do coordenador do CAOP, Olympio de Sá Sotto Maior Neto e a presidente da CEVIGE-OAB/PR, Sandra Barwinsk.