DPPR em Maringá participa do I Encontro das Comissões Municipais de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes 25/04/2018 - 11:30

Nesta sexta-feira (20), a Defensoria Pública na sede de Maringá, participou do “I Encontro das Comissões Municipais de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes", promovido pela Comissão Regional de Enfrentamento à Violência da cidade. O objetivo do evento foi fortalecer e estimular o trabalho das comissões municipais com foco na importância do trabalho intersetorial para o enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes.

O evento contou com profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e conselheiros tutelares - membros das comissões municipais dos 29 municípios que compõe a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP), totalizando cerca de 130 participantes. A assistente social do Centro de Atendimento Multidisciplinar da Defensoria (CAM), Kelly da Rocha Vieira, também participou e foi responsável por proporcionar o Encontro.

Durando o dia todo, o evento foi dividido: no período matutino a Professora Rossana Stavie Baduy (UEL) e Fabiane Taborda (Representante da Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social do Paraná) abordaram a temática de atuação em rede e a importância das comissões municipais; e no período vespertino os participantes foram divididos em 4 salas de aula para a realização de oficinas, que foram conduzidas pelos membros da Comissão Regional.

A Comissão Regional é composta por diferentes secretarias de estado e órgãos do sistema de justiça e tem por função acompanhar, articular e organizar os trabalhos das Comissões Municipais. Além da Defensoria Pública, fazem parte da Comissão Regional: Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS); Secretaria de Estado da Saúde (SESA); Secretaria de Estado da Educação (SEED); Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, (SEJU/CENSE); Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI/UEM) e Núcleo de Apoio Especializado (NAE) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

O defensor público da área de Infância e Juventude de Maringá, Bruno Muller, que também participou do evento, reforçou falando da importância da atuação em rede para o enfrentamento das diversas manifestações da violência que acometem crianças e adolescentes. “É importante superar o modelo anterior de uma autoridade suprema e genérica, para o modelo atual de compartilhamento de responsabilidades, de uma maneira que promova a proteção integral da criança e do adolescente. Com agentes atuando em rede, com intersecções e diálogos e não segmentados ou isolados”, apresentou em sua fala.

GALERIA DE IMAGENS