DPPR em Londrina passa por capacitação sobre identidade trans 22/01/2018 - 14:10

Servidores e servidoras, estagiários e estagiárias, defensoras públicas e funcionários e funcionárias terceirizados da sede de Londrina participaram na última quinta-feira (18) da capacitação “Identidades TRANS: travestilidade e transexualidade”, conduzida por Wiliam Siqueira Peres, professor do Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Na oportunidade, a equipe da DPPR teve a oportunidade de discutir sobre direitos sexuais, autodeterminação, cidadania, sexualidades e gêneros. A qualificação serviu ainda para esclarecer dúvidas práticas quanto a Deliberação CSDP Nº 007/2017 da Defensoria Pública, que “dispõe sobre o uso do nome social pelas pessoas travestis e transexuais usuárias dos serviços da Defensoria Pública e por seus membros, servidores, estagiários e trabalhadores terceirizados desta Instituição, assim como o uso de banheiros, vestiários e demais espaços separados por gênero”.
O evento foi proposto pelo grupo intitulado “Rede de Proteção e Garantia de Direitos da População Trans de Londrina”, do qual faz parte a Defensoria Pública da cidade, e tem como objetivo a promoção e a garantia de direitos da população transexual e travesti. Para marcar o próximo Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, o grupo quer lançar a “Cartilha da Cidadania”, para identificação da população, para informá-la e para facilitar os encaminhamentos entre os serviços, contribuindo, assim, no enfrentamento da transfobia.
Atualmente, a equipe da Área de Família da sede da Defensoria em Londrina tem acolhido as demandas referentes à retificação de nome e gênero nos registros civis, as quais deverão ser encaminhadas para a equipe técnica de segunda à sexta, das 12h às 17h. Em Londrina, a Defensoria Pública do Paraná está na Rua Brasil, 1032, no Centro, em frente ao IEEL.