DPPR acompanhou rebelião na Cadeia Pública de Cianorte 20/05/2016 - 12:00

Os defensores públicos Pietra Carolina Previate e Thiago Magalhães Machado, da DPPR em Cianorte, acompanharam as negociações que deram fim à rebelião na Cadeia Pública do município. A rebelião teve início por volta da meia noite de ontem (19), quando os detentos fizeram refém um agente penitenciário, utilizando uma arma de fogo.
Logo pela manhã, os defensores estiveram na unidade e se reuniram com a juíza da Vara de Execuções Penais, Flávia Braga de Castro Alves, além de representantes do Ministério Público e da Polícia Civil, para tratar os termos da negociação, que envolvia a libertação do refém e apreensão da arma de fogo em poder dos detentos.
Após algumas horas de negociação, o refém foi liberado e a arma apreendida. Os dois líderes da rebelião foram levados a uma reunião que contou, novamente, com a presença dos defensores públicos e de representantes do Poder Judiciário, MP e das Polícias Civil e Militar. Na reunião, os presos expuseram suas reivindicações: melhoria na qualidade da comida, rapidez no julgamento dos processos, conserto de goteiras dentro da cadeia, fim da superlotação, entre outros.
“No ato, eu e a juíza conversamos com os detentos, explicando que as medidas ao nosso alcance já estavam sendo tomadas, bem como que em breve iremos fazer um trabalho intensivo na cadeia para analisar e tirar dúvidas dos processos de todos que lá se encontram detidos”, relatou o defensor público Thiago Machado.