DPPR acompanha a Frente Parlamentar em Defesa das Escolas Especiais 18/11/2015 - 12:40
No dia 11/11 aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Escolas Especiais, presidida pela deputada estadual Cantora Mara Lima. A Defensoria Pública foi representada pelo subdefensor público geral, Eduardo Abraão, e por Lauro Gondim Guimarães, defensor público com atuação na área da Infância e Juventude em Curitiba. O encontro contou ainda, com a presença de Natalia Stephane, defensora pública que compõe a Comissão para Assuntos Legislativos da Defensoria Pública do Estado do Paraná.
O encontro abordou, principalmente, o tema da questão orçamentária relacionada às Escolas Especiais do Estado do Paraná, dentre elas a APAE. Sem esquecer da importância das escolas especiais e o trabalho que elas vem desempenhando no estado, o defensor Lauro Gondim Guimarães levou para o debate a questão da inclusão das pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação no seio social, devendo-se dar prioridade à admissão dos alunos em escolas da rede regular de ensino, seja em salas de aulas regulares ou especiais. Além disso, o defensor público trouxe para discussão princípios e regras previstas na Constituição Federal e em Tratados Internacionais de Direitos Humanos correlatos ao tema.
Participaram da reunião representantes do Distrito 4730 do Rotary Club, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED), da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Paraná (FEBIEX) e do Centro de Atendimento Ligado ao Deficiente (CRAID).
O encontro abordou, principalmente, o tema da questão orçamentária relacionada às Escolas Especiais do Estado do Paraná, dentre elas a APAE. Sem esquecer da importância das escolas especiais e o trabalho que elas vem desempenhando no estado, o defensor Lauro Gondim Guimarães levou para o debate a questão da inclusão das pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação no seio social, devendo-se dar prioridade à admissão dos alunos em escolas da rede regular de ensino, seja em salas de aulas regulares ou especiais. Além disso, o defensor público trouxe para discussão princípios e regras previstas na Constituição Federal e em Tratados Internacionais de Direitos Humanos correlatos ao tema.
Participaram da reunião representantes do Distrito 4730 do Rotary Club, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED), da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Paraná (FEBIEX) e do Centro de Atendimento Ligado ao Deficiente (CRAID).