DPE-PR visita cozinha do Movimento Nacional da População de Rua 18/01/2021 - 17:10

NUCIDH busca garantir que os direitos dessa população sejam atendidos.
Na última sexta-feira (15), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), por meio do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH), visitou a cozinha do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR). A cozinha, que funciona nos fundos do prédio do Sindicato dos Correios e conta com o trabalho de cerca de 6 voluntários, é usada pelo movimento, junto com outras organizações e parceiros, para preparar refeições para dezenas de pessoas que se encontram nas ruas de Curitiba.
Conhecer o espaço faz parte da atuação do núcleo que atende essa parcela da população, garantindo que todos os direitos deles sejam atendidos, o que inclui o direito à moradia, alimentação, saúde, etc.
Durante a visita, o coordenador do NUCIDH, Júlio Duailibe Salém Filho, presenciou a dedicação e o carinho dos voluntários na preparação dos alimentos. Mas, em conversa com o coordenador do MNPR, Leonildo José Monteiro Filho, soube que o trabalho reduziu muito nos últimos meses por falta de doações. O projeto sempre produziu de 300 a 350 marmitas, hoje entrega entre 200 e 250 delas.
Ainda de acordo com Leonildo, semanalmente são consumidos aproximadamente 120 kg de arroz, 60 kg de feijão, 16 litros de óleo, 60kg de proteínas, 40 kg de macarrão, além de legumes, temperos e outros vegetais, sem olvidar do material de limpeza e outros insumos. Pela necessidade de grandes quantidades de alimentos e materiais, o movimento destaca a importância das doações pela sociedade civil.
Quem quiser saber mais sobre o MNPR e tiver interesse em ajudar o desenvolvimento do projeto,
e .